sexta-feira, 20 de junho de 2008

Compilando os modulos do VirtualBox

Para quem usa o VirtualBox (e quem não sabe o que é o, clique no nome dele) e toda vez que sai um patch novo do kernel, acaba ou não podendo usar o kernel ou o ele, aqui vai uma solução bem simples:
Abra um terminal e digite:

sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-source
sudo module-assistant prepare
sudo module-assistant update
sudo module-assistant unpack virtualbox-ose
sudo module-assistant auto-install virtualbox-ose
sudo modprobe vboxdrv
sudo gpasswd -a `whoami` vboxusers

(esses comandos acima irão recompilar os módulos para a versão do kernel atual do sistema, e ainda por fim vai ativar este modulo e depois incluir o usuário atual no grupo dos usuários que podem usar o virtualbox.)

Pronto, provavelmente agora irá funcionar :)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Wine 1.0

E na terça feira 17/06/08 finalmente foi o dia do lançamento do Wine 1.0. Este é um programa que já esta em produção a 15 anos! O seu objetivo? criar de uma forma "livre" uma forma para os programas feitos exclusivamente para outro sistema operacional (o janelento), rodar no linux. (E lembrem, o wine não 'emula', ele é a implementação da API do janelento de uma forma completamente livre.)

Acompanho o wine desde muito tempo atrás, é incrível como seus programadores conseguiram tal feito, estão de parabéns.

Para usar o wine, você não precisa ter o windows. Apenas a aplicação que queres rodar e o wine. Se eu não me engano o objetivo da versão 1.0 (um dos objetivos) era rodar o Photoshop CS sem problemas e corrigir problemas de várias outras aplicações.

Se você é um usuário que não tem (ou não conhece) um programa para fazer o que voce fazia no janelento o wine pode trazer para o linux aquele programa.

Quem quiser instalar o wine, vá a este post: Pacotes Essenciais para o ubuntu 8.04

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mudanças+Opera9.5 Lançado.

Com o lançamento do Opera 9.5 e meu irmão instalando sem meu consetimento em meu desktop, fui visualizar o blog e notei que por ele as fontes 'padrões' ficam meio estranhas... Bem fininha e meio 'serrilhada' resolvi mudar para Verdana e ficou ótimo.

Então agora os posts terão Verdana como fonte padrão, espero não esquecer de fazer isso :), ups :3

O Opera é um navegador free muito bom, leve, bonito, e foi quem 'criou' o sistema de tabs (não, nao foi o firefox.), feito em QT e com suporte a muita coisa bacana como por exemplo, ter um download de torrent integrado (nada que o firefox não consiga com algum plugin). Então se por acaso você cansou o do firefox, ou simplesmente precisa de uma alternativa (lembrando que eles usam 'engines' diferentes, então algum site que não abra bem no firefox pode abrir bem no opera), este navegador é uma excelente escolha e esta versão 9.5 está linda.

Outra coisa que eu gosto no opera é o ícone no tray, posso tirar da taskbar e deixá-lo menorzinho ali no tray.

Para instalá-lo terá que ir no site e baixar o .deb, a versão mais nova ainda não está em nenhum repositório que eu conheça.

(usei o opera para fazer este post.)

terça-feira, 17 de junho de 2008

SMPlayer

SMPlayer é um frontend para o já conhecido player de videos para linux 'mplayer', este frontend tem muito mais configurações que o 'GMPlayer' e é bem simples de utilizá-lo.

Uma coisa que gostei foi poder configurar o som para sair acima de 100% (estava querendo por o som do vídeo bem alto aqui no notebook, coloquei em 400%! Em 600% tava meio chiado...), dá para setar filtros, deinterlace, aspect ratio, o mplayer pelo menos no meu pc tem algum problema que ele não poe as legendas direito quando tem acentos (fica algo como elé a feliz, e era pra ser ela é feliz) e consegui ativar suporte a legendas ".ssa" facilmente, a partir dos menus.
Eu sempre gostei do mplayer, usava-o pelo gmplayer, mas por ter tido alguns problemas (como o da legenda), fui buscar outros players, no caminho encontrei o VLC e agora o SMPlayer, achei muito bom os dois, preferindo o ultimo por ter muitas configurações *_* e serem de modo descomplicado. Também dá para ativar um ícone no tray, tem bastante coisa legal nele :D

Para instalá-lo, basta abrir um console e digitar:

$ sudo aptitude -y install smplayer

E depois ir pelos menus do gnome2 em Aplicações -> Som & Vídeo -> SMPlayer.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Um dia de fúria!

Quem nunca teve vontade de quebrar tudo um dia? : D
Controle-se e tome um copo d'agua, senão...

(ninjado do eupodiatamatando.com)

domingo, 15 de junho de 2008

Firefox Download Day 2008

A Mozilla Foundation quer entrar para o Guiness Book com o recorde mundial do software mais baixado com o firefox 3, para isso ela está promovendo o FireFox Download Day 2008, que será no dia de lançamento da nova versão do FireFox.
Quem quiser participar, é so ir no site abaixo clicar na imagem vermelha 'PLEDGE NOW' e fornecer o seu email.

Mais informações:
http://www.spreadfirefox.com/worldrecord/
http://www.mozillazine.org/talkback.html?article=23871
A data de lançamento do Mozilla Firefox 3.0 é 17/06/2008, portanto, nesta terça, por uma web melhor, participem!
*edit*
troquei a imagem por uma com mais qualidade.

sábado, 14 de junho de 2008

Medibuntu

Medibuntu é um repositório oficial de pacotes do ubuntu que não puderam ser adicionados ao release principal por questões legais, em alguns países, alguns pacotes não são permitidos a livre distribuição (o que eu ouvi é que o brasil não está incluído nesta lista).
Rmvb no ubuntu, foi procurando por isto que achei este repositório, para configurá-lo e por consequência instalar os codecs de audio/vídeo que vão permitir a visualização de qualquer video no ubuntu, aqui vai como fazer:

abrir terminal e digitar:
(se for ubuntu 8.04)
$ sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
(se for ubuntu 8.10)
$ sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/intrepid.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
$ sudo apt-get update && sudo apt-get install medibuntu-keyring && sudo apt-get update

$ sudo aptitude install w32codecs libdvdcss2 -y && sudo apt-get -y dist-upgrade

Tem também nesse repositório os pacotes:
Acrobat Reader
Google Earth
IBM Java Runtime Environment
SUN Java Runtime Environment
Opera
Real Player
Skype

E os plug-ins:

bmp-wma
ffmpeg
libavcodec0d
libavformat0d
libdvdcss2
libk3b2
libk3b2-mp3
libpostproc0d
ppc-codecs
w32codecs
w64codecs
xmms-wm
(lista retirada do blog do andré.godim)

ver também: https://launchpad.net/medibuntu/ e https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu, além do site oficial: http://www.medibuntu.org/

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Falha do OpenSSL

Em Maio, mais precisamente dia 13, do ano de 2008, uma falha no OpenSSL foi encontrada nos pacotes do debian/ubuntu. As correções já estão disponíveis a meses, porém algumas coisas precisam ser feitas para o sistema estar completamente seguro.

A falha do openssl afeta diretamente o openssh que o usa para gerar suas chaves de segurança e está presente em sistemas que usam o pacote derivado do Debian. Segundo o site do ubuntu, desde o ubuntu 7.04 até o atual a falha existe, e outros sistemas baseados em debian provavelmente a terão.

A solução vai um pouco além de simplesmente atualizar os pacotes, seguindo o procedimento demostrado no site do ubuntu, detectei duas falhas em minhas chaves de segurança. Portanto recomendo a todos fazerem o procedimento, que não é complicado.

Lembre-se, isso afeta apenas quem tem o pacote openssh-server instalado.

A solução:

Abrir um terminal e digitar:

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get -y dist-upgrade

$ ssh-vulnkey -a

$ ssh-keygen

as chaves que estiverem marcadas como COMPROMISED tem que ser refeita, as que estiverem como "Unknown (no blacklist information)", é uma boa idéia refazê-las.

para destruir a chave basta digitar rm -rf /url/da/chave
para refazer uma chave use o ssh-keygen e depois dê o caminho do arquivo para salvá-la
o caminho provavelmente será /home/$USER/.ssh/id_rsa

com isso terminado, digite ssh-vulnkey -a denovo e veja se todas as chaves estão "NOT BLACKISTED"

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Wavemon

Wavemon é um programinha bem legal para linux que permite visualizar vários dados sobre a rede Wireless, com ele podemos verificar se o sinal está legal, e ver também alguns outros dados como a quanto está a taxa de transferência ou quanto de energia está sendo passado para a placa de rede sem fio. E com o auxilio do iwconfig/iwlist podemos até modificar estas coisas.
para baixá-lo, basta abrir um terminal e digitar:

$ sudo apt-get -y install wavemon

O wavemon é bem simples, mostra na primeira tela uns graficos de como o sinal e o ruido estão oscilando, mostra a SNR (que fica oscliando também) e o link quality na segunda linha... Além disso tem mais várias informações, como MAC, Freq, IP... Para ver um gráfico tipo histograma é só apertar F2... Agora para isso tudo funcionar corretamente, basta apertar F7 e configurar:
Interface - ethX
Statistics updates 100 ms
Histogram update cycles 4
Dynamic info updates 10 s
Level scales
Override scale autodetect Enabled
Minimum signal level -102 dBm
Maximum signal level 10 dBm
Minimum noise level -102 dBm
Maximum noise level 10 dBm
Linear level scales Disabled
Random signals Enabled
Low treshold action Disabled
High treshold action Disabled

Depois ir na opção de salvar e sair com F10 e abrir de novo o programa.
(texto acima returando do under-linux.org)

Com o iwlist/iwconfig tem como configurar algumas coisas da rede sem fio que são bem interessantes, por exemplo, se você não está precisando usar todo o link de 54M poderia diminuir para 2Mb sem problemas, e com isso diminuir também a quantidade de energia que vai ser enviada para a placa de rede sem fio, o resultado final seria você tendo acesso a rede sem fio por um custo menor de energia, uma idéia ótima para quando se está num notebook, na bateria, e viva o Green Computing.

Aqui vai como se faz, pelo console, portanto abra um terminal.

iwlist dispositivo rate
(no lugar de dispositivo aqui no meu computador eu ponho ath0, mas isso varia de pc a pc, isto irá mostrar quais as velocidades disponíveis para sua rede)
sudo iwconfig dispositivo rate 2M
(configurando para usar 2M)
iwlist dispositivo txpower
(isto irá mostrar quais as opções de energia para sua placa, se você usa ndiswrapper poderá não aparecer nada ou simplesmente só aparecer 1.)
sudo iwconfig dispositivo txpower 2mW
(configurando a placa para gastar pouca energia)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Flashblock

O flash no meu firefox no linux nunca foi tão amigável, ainda mais quando eu visito uns sites que por pagina tem 5 animações em flash, dai abrindo umas 10 abas, o navegador explode, meu hd queima, e eu morro.

Para evitar toda essa catástrofe de nível nuclear, seres de galáxias super evoluídas desenvolveram o plugin para o firefox chamado Flashblock.

(para instalar basta abrir um terminal e digitar: sudo apt-get -y install flashblock)

O que irá acontecer depois que este milagroso plugin estiver em execução no seu firefox é que todo flash que for iniciar, vai esperar que você aperte 'o play' para ele iniciar, eu não diria apenas que isto é milagroso e que economiza banda (o que por acaso deve ter algo com o Green Computing, afinal não vamos estar gastando banda a toa), isto é perfeito. Outra solução para isso é instalar o navegador Opera, com ele nunca tive problemas no flash.
(flashblock em ação, poupando-me alguns kilobytes)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Theme new wave + comicgel

Para quem gosta de testar vários themes aqui vai uma dica, unir 2 themes que estão em desenvolvimento para o ubuntu 8.10 (intrepid ibex), eu peguei partes de cada um, juntei, e achei o resultado muito bom, então aqui está como fiz isso tudo =)

Baixar o new wave: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/NewWave
Baixar o comicgel: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/ComicGel
Baixar o emerald: sudo apt-get -y install emerald

pelos menus do gnome (sistema -> preferências -> aparência)

instalar cursores e icones do comicgel
instalar controles do newwave

(desta foto, considerar apenas os ícones)
Agora, copiar o arquivo userChrome pra não ficar feio o firefox, e uma outra pasta dentro de gconf para nenhum aplicativo ficar feio.

o userChrome é, num console e dentro da pasta do newwave: cp userCrome.css ~/.mozilla/firefox/XXX.default/chrome/

a pasta do gconf é, num console e dentro da pasta do newwave: cp -r gconf/gwd/ ~/.gconf/apps/

(ps. para usar o emerald o compiz precisa estar funcionando)
pelo emerald carregar o theme que vem dentro do pacote do newwave, abrir um console e digitar emerald --replace&exit

recomendo, abrir um console e digitar sudo gnome-appearance-properties e instalar os controles denovo (porém agora usando sudo), o que muda? quando você for abrir algo como 'super usuário', não irão ficar feios os menus.

(newwave + awn)
O cursor que eu uso é o maior, verde, de bordas bem escuras, e também esse theme combina muito com o awn, fica muito legal, é assim que estou usando meu ubuntu ;D

domingo, 8 de junho de 2008

Melhor sistema de arquivos!

Estive pesquisando bastante estes dias para saber qual "o melhor sistema de arquivos". Já consegui bastante dados até o momento.

(para quem estiver interessado sobre isso, de uma conferida nesses sites abaixo)

http://wiki.novell.com/index.php/File_System_Primer
http://www.oracle.com/technology/pub/articles/calish_filesys.html
http://fsbench.netnation.com/

Segundo este ultimo link dá pra se ter uma idéia que provavelmente os melhores file system são JFS e XFS, eu tenho uma preferência pelo ultimo, pois para dar um reboot nele simplesmente foi muito rápido, a minha pesquisa incluiu ext3, jfs, xfs, reiserfs.

ext3, se eu não me engano, é feito pela redhat, é uma versão com journaling do ext2, é estavel, é seguro, tem problemas de escalabilidade tem um consumo de cpu médio e é dito ser o que tem as melhores ferramentas para recuperação em casos de desastre.
JFS é feito pela IBM, o seu ponto forte é ter o menor consumo de cpu dentre os que eu pesquisei além de ser estável e seguro, porém com uma grande quantidade de arquivos ele começa a ficar devagar...
ReiserFS, feito pela namesys, empresa do Hans Reiser o qual não precisamos saber nada sobre ele para usar o file system criado com suas idéias. Tem o maior consumo de cpu de todos os sistemas de arquivo, é também bastante rápido, e seguro e sua próxima versão será o filesystem mais rápido de todos.
XFS é feito pela XGI, tem o segundo menor consumo, bem próximo ao JFS, tem uma escalabilidade ótima, é estavel, mas não é nem recomendado ser usado caso não se tenha uma um dispositivo rodando numa bateria, facilmente corrompido em quedas de energia, em contrapartida é rápido demais para se dar um reboot nesse file system, e ele manipula arquivos grandes muito bem, e os pequenos ele guarda dentro do próprio inode.

Então o provável melhor file system para um computador pessoal seria algo entre o JFS e o XFS, e eu iria preferir o último por causa da velocidade boot, e, tenho computadores com bateria (notebook/nobreak).

sábado, 7 de junho de 2008

Criando hash com arvore no ext3

Primeiramente, explicar a necessidade disso, o ext3 tem problemas com a escalabilidade, seus diretórios tem um limite relativamente pequeno para a quantidade de arquivos a serem guardados ali dentro, isso é uma herança do ext2 (o qual o ext3 é completamente baseado), mas já existe uma solução para isso, que é um ext3-htree, pode ser feito sem medo pois não irá danificar seu file system.

Para criar hash com árvore (htree) no ext3, existe um comando bem simples, o que será feito é o seguinte: o ext3 irá criar (ou atualizar) o uma tabela hash para tornar seu sistema capaz de guardar mais de 5000 arquivos num diretório (a explicação é bem mais técnica que isso, todo diretório tem um "arquivo" que diz quem está dentro deste diretório, com esse comando a organização desse arquivo usará uma tabela hash, é o que eu acho.), hash é um tipo de estrutura de dados, e arvore é outra, são ambas utilizados pelo ext3.

Primeiramente, veja se seu computador tem uma unidade em ext3, e se tiver qual é:
abra um terminal (console) e digite:

$ mount | grep ext3 | awk '{ print $1 }'

se não aparecer nada, provavelmente você não usa o sistema de arquivos Ext3, se aparecer mais de uma linha, faça o comando tune2fs a quantidade de vezes que for necessária para suprir todas as linhas.

o comando é:
$ sudo tune2fs -O dir_index /dev/seudisco

depois:

$ sudo updatedb
(este último comando não irá retornar 'nada', se isso acontecer, é porque tudo correu bem)

o único teste de desempenho que conheço para hds no linux eh o hdparm -t /dev/seudisco porém provavelmente não irá mudar nada depois deste comando acima, afinal o que foi feito não aumenta a velocidade que o disco é lido e sim, criará a possibilidade de guardar uma grande quantidade de arquivos num único diretório.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pacotes essenciais para o ubuntu 8.04

Durante o mês passado e o início desse mês, instalei ubuntu 8.04 em pelo menos 5 notebooks diferentes e ajudei a configurar vários outros. De tanto fazer isto, estava para criar um script para deixar configurado e ter disponível quase tudo que um usuário 'normal' precisa.

(curiosidade, mudei o titulo desse post 3x: Instalei o ubuntu 8.04 e agora?, configurando o ubuntu 8.04, pacotes essenciais para o ubuntu 8.04)

(os usuários de outras distros vão ter que me desculpar, faz pelo menos 3 anos que eu só uso ubuntu, bom no fim, tudo é linux.)
Clickando nos links dos pacotes, já vai instalá-los um a um, mas lá embaixo eu dou o comando para instalar todos de uma vez só, o que é mais rápido...

ouvir mp3 no melhor estilo winamp-like: audacious
(feito baseado no código fonte do xmms, porém em GTK2, se eu não me engano é até feito pelos mesmos autores do xmms.)
ver videos, com todos os codecs: ubuntu-restricted-extras, vlc, mplayer
(o restricted extras instala o flash9, codecs de audio/video, java e fontes, é recomendado.)
(o vlc é muito bom para ver vídeo com deifeto no download (!) e o mplayer é bem rápido e configurável.)
irc: xchat
(eu além do xchat uso o irssi, que é modo texto)
rodar aplicativos windows no linux: wine
(tem no repositorio do ubuntu, mas o do repositorio oficial do wine é sempre mais atualizado.)
(será que ainda hoje sai o wine versão 1.0 final??? :D será será? (o será será é especial pro x-euro-x))
navegador alternativo: opera
(o opera é um excelente navegador, eu uso como meu principal)
configurar o compiz: simple-ccsm
(com o simple-ccsm, é possível ativar vários recursos do compiz)
compilador: build-essential
(é sempre bom ter este pacote, as vezes algum driver precisa ser compilado e etc...)
para webcam: cheese
(não vou por este na lista lá embaixo, poucos tem webcam.)
leitor de ebooks no formato chm: gnochm
(o povo do evince não vai suportar chm tão cedo, então este programa ajuda bastante.)
plugin para o nautilus: nautilus-open-terminal
(com esse plugin, da pra abrir um terminal na pasta que voce está clickando com o botao direito e indo em abrir terminal aqui, muito útil)

Pondo tudo isso pra baixar...

primeiro, caso queira ter o repositorio oficial do wine, faça o seguinte:

Abra um terminal ( console ) e digite:

$ wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add -

$ sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

e agora pra baixar os programas da lista la de cima:

$ sudo aptitude update

$ sudo aptitude -y install audacious ubuntu-restricted-extras vlc mplayer xchat wine opera simple-ccsm build-essential gnochm nautilus-open-terminal

Demorará algum tempo, tem bastante pacotes nesse comando, a idéia de usar o aptitude é para baixar também os plugins para o audacious, que são bem legais.

(a diferença entre aptitude e apt-get é que o aptitude baixa os pacotes "recomendados" pelo apt-get além dos que foram pedidos pelo usuário.)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Avant Window Manager

O AWN é "uma taskbar usando vários efeitos 3d", precisa ter o compiz instalado e funcionando perfeitamente para ativá-lo. O resultado é muito bonito, porém muitas pessoas tem problemas ao usá-lo. Aqui, ainda bem, está funcionando perfeitamente, talvez seja porque eu peguei uma versão já toda preparada que tem no repositório do ubuntu.

(quem quiser, faça o comando abaixo:)

$ apt-get install awn-manager

para executá-lo basta ir em Aplicações -> Acessórios -> Avant Window Navigator.

como ele serve para substituir a taskbar do gnome2, eu recomendo remove-la.

e para por o AWN para iniciar junto com o gnome, basta ir em Sistema -> Preferencias -> Sessões na tela que irá abrir, aperte Adicionar e escreva:

Linha 1: Avant Window Navigator

Linha 2: avant-window-navigator

Linha 3: Avant Window Navigator

Aperte ok, fechar e desfrute do Avant ;D

aqui tem informações legais sobre ele:
http://leandrow.net/instalando-um-dock-no-ubuntu/

e no vídeo abaixo você vai vê-lo em funcionamento junto com o compiz!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sobre baterias de lítio.

Achei uma página contendo bastante informações sobre as baterias de lítio, então quem quiser ficar por dentro, leia aqui: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/baterias/

terça-feira, 3 de junho de 2008

scaling back @ celeron m 5XX !

Consegui devolver o scaling aos celeron m da serie 500.

mas primeiro, o que é scaling?

É uma técnica usada pelo sistema operacional em conjunto com o processador para controlar o clock do processador (clock nesse caso = velocidade). Em cpu pentium m, core, core2 isso já é padrão... em CPU celeron a fabricante retirou o suporte via Hardware desta tecnologia, logo, por mais que não seja necessário, o computador estará trabalhando na velocidade máxima (leia, gastando energia, sem produzir nada, digo mais, totalmente CONTRA o Green Computing), com o scaling ativado e mais precisamente, setado em 'ondemand', o computador se auto-ajustará para o menor clock necessário para você não sentir lentidão no que está sendo trabalhado e com isso, irá economizar bateria do seu notebook, ou mesmo, lhe fazar pagar uma conta de luz mais barata, note que em processadores pentium m, core e core2 além de abaixar o clock, também abaixa a voltagem que o processador recebe, no caso do celeron, nem com isso que eu fiz a voltagem abaixará, portanto um cpu core2 economiza mais energia por ter isso. (*mas por ser duas cores consome mais, omg e agora? no final consome mais ou menos? não sei, um dia eu testo isso :P*)

Ativar o scaling via software para o celeron m é bem simples, num terminal do linux digitar:

$ sudo modprobe p4-clockmod

Se não aparecer nenhuma mensagem de erro, ótimo :P é normal que "aparentemente" não aconteça nada ao digitar isto.

o proximo passo agora seria mudar o scaling_governor para um que não mantenha o cpu sempre no máximo (eu recomendo o ondemand), e é assim que se faz isso:

$ echo ondemand | sudo tee -a /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor

para saber o clock que o cpu está no momento, basta escrever:

$ cat /proc/cpuinfo | grep MHz (note que o MH são em maiúsculos).

Isso tudo acima seria muito bonito, se o p4-clockmod suportasse o celeron m da serie 500 =P (o serie 300, e 400 suporta normalmente, eu mesmo já usei isso num 380.)

ok, então como resolver isto?
bom, para os usuarios de: Celeron M serie 500, ubuntu hardy com kernel 2.6.24 basta seguir minhas instruções.

abrir um console(terminal) e digitar:

$ sudo su

aptitude install linux-ubuntu-modules-`(uname -r)`
(vai downloadear os modulos para sua versão do kernel, siga adiante quando terminar)

$ cd /lib/modules/2.6.24-17-generic/kernel/arch/x86/kernel/cpu/cpufreq/
(ps, seu kernel pode não ser o -17, modifique se precisar)

$ rm p4-clockmod.ko
$ wget http://launchpadlibrarian.net/14874674/p4-clockmod.ko
(depois posto um link próprio.)

$ sudo modprobe p4-clockmod
(daqui pra baixo é repetindo o inicio do post).

$ echo ondemand | sudo tee -a /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor

Quem não usa o ubuntu, tem um post no launchpad que tem as informações necessárias para outras distros, notem que lá no fim eu postei esse meu módulo já compilado.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

UniChrome, OpenChrome no Ubuntu Hardy.

Já tem algum tempo que a VIA lançou seus drivers para Linux, incluse com suporte ao Compiz e etc. (precisa editar o /bin/compiz na linha whitelist e adicionar unichrome lá para funcionar). Pouca gente sabe, mas desde o ubuntu 7.04 já tem drivers da VIA assim, o maior problema é que nem sempre eles funcionam. (não suportam todos os hardwares) :(

Aqui vai o link para quem quiser tentar: http://linux.via.com.tw/
(boa sorte, se você tiver um hardware compativel, és um sortudo!)

Comigo, no notebook que estava testando, o UniChrome (nome dado ao driver, feito pela VIA para suas placas), funcionou muito bem, com apenas um defeito, fatal..., o LVDS (conexão da placa mae com o display do monitor), parou de funcionar, em outras palavras, eu tive que usar um monitor externo, para poder usar o notebook, a aceleração 3D estava ok, tinha compiz, tinha tudo, menos o lvds :( e notebook para usar monitor externo... só poder ser brincadeira... de mal gosto.

Foi então que precisei instalar o OpenChrome (que é o driver para as placas da VIA, mas feito pela comunidade opensource), e de preferência, a versão mais nova (direto do SVN), num Notebook Itautec W7630 (VT3314), achei na net um script e melhor ainda, achei na net uma pessoa que traduziu o script.

(mais facil que isso, só se voce não precisasse ler todo esse texto para ter isso funcionado)

Fiz algumas sujestões ao autor do script traduzido, e ele fez as modificações necessárias, o que restou foi um script mto bom que faz tudo para o usuário ter o OpenChrome mais novo.

Infelizmente, até o momento, o OpenChrome não suporta o compiz, mas já é uma aceleração 2D e um pouco de 3D mas, já ajuda a ver filmes, alguns joguinhos (xmoto, fretsonfire...) e etc.

Pegue aqui o script.

e aqui vai o blog do lenon, ele quem traduziu e também dá as instruções para fazer funcionar este script. (que por acaso é bem simples)
http://blogdolenon.blogspot.com/2008/05/instalando-o-openchrome-no-ubuntu-hardy.html

domingo, 1 de junho de 2008

Instalando o MadWiFi no ubuntu hardy

Já havia postado sobre isso no review que fiz para o Acer Aspire 5315, mas achei que ia ficar muito difícil de ser encontrado, e preferi separar num post a parte.

Testei uma versão do SVN do MadWiFi (madwifi = driver da placa de rede Atheros AR242x/AR5007EG para Linux) e funcionou, perfeitamente, tive acesso as opções de economia de energia e etc, gostei muito deste driver, aqui vai como fazer:

*Lembrando que esta é uma versão especial para quem tem AR5007 (ar242x)*, mas também irá funcionar em vários outros modelos.

Baixe a versão mais nova em: http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6/

abra um
console(terminal) e digite:

$ sudo -s
$ cd /
$ wget http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6/madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402.tar.gz

(isto irá fazer o download, quando acabar prossiga com os comandos)

$ tar xzvf madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402
$ apt-get -y install build-essential
(isso irá instalar o pacote que vai permitir compilar o driver, quando acabar prossiga)

$ cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402
$ madwifi-unload
(esse comando irá remover tudo referente ao madwifi que possa estar carregado)
$ make install

(esse comando irá compilar e instalar os pacotes, vai levar algum tempo até parar)

$ iwconfig

se funcionou, irá aparecer algo como
:
ath0 IEEE 802.11g ESSID:"" Nickname:""
Mode:Managed Frequency:2.437 GHz Access Point: 00:0F:B5:ED:06:52
Retry:off RTS thr:off Fragment thr:off
Power Management:off

**EDIT**

patch novo pro kernel?

$ sudo madwifi-unload
$ cd madwifi-hal-10.5.6... (seja como for o nome da pasta que voce usou para instalar a primeira vez)
(esse hal 10.5.6 tem no site do madwifi -> compatibilidade -> AR5007EG)
$ sudo make install
$ sudo modprobe ath_pci

**FIM DO EDIT**
Aqui funcionou, espero que dê certo para todos, tente reiniciar caso não tenha funcionado ainda e diga adeus ao ndiswrapper.