domingo, 31 de agosto de 2008

Clipboard Manager?

Se você não sabe o que é um clipboard manager, é um simples programa com a finalidade de gerenciar o que você copia. Desse modo vai haver alguém armazenando tudo que você copia (seja pela interface gráfica ou por Ctrl+C) sempre que você o fizer. A utilidade mais básica vem naqueles momentos em que você copia outra coisa sem querer, e perde aquilo que tinha copiado antes. Ou pior, você deu aquele Ctrl+X bonito em um texto, e depois deu Ctrl+C sem pensar, e todo aquele seu texto que você não tinha salvo em lugar nenhum, já era...

Com um carinha desses, você está salvo. No entanto, este post não é pra falar sobre clipboard managers...

- Então porque o título, Zé?

Porque eu vou falar sobre dois deles!

- Ué? Então você VAI falar sobre clipboard managers!

Não! Quero dizer, vou, mas eu apenas vou falar de um...

- Hã? Mas não eram DOIS??!

- E depois... Sim, mas... Bom, continuem lendo...

O Glipper é um clipboard manager que já vem nos repositórios do ubuntu e relativamente conhecido.

Mas ele tem um problema, um não, vários, para falar a verdade, eu não sei, tava brincando, mas tem alguns e o pior de todos que está aqui.



Resumindo, o glipper simplesmente não carrega junto com a sessão. No meu caso, é preciso fechar a sessão e abrir novamente para que ele carregue. A cada reboot do sistema, o erro acontece novamente. Há alguns outros erros que eu li a respeito, mas o pior mesmo é que parece que não está sendo feita muita coisa sobre esse bug que eu falei...

Além do mais, eu estava suspeitando fortemente que ele era o responsável por constantes (e persistentes) travamentos no meu ubuntu que faziam o gnome-panel travar, além das outras aplicações. Não sei se era ele, mas depois que eu o tirei aparentemente as coisas melhoraram.

Ele nunca foi muito bom, lembro bem que no Ubuntu Gutsy, ele sequer copiava coisas para o histórico! Completamente útil.

- É isso!?? E então, vai ficar falando mal do programa?

Depois de falar mal do coitado do programa, vamos ao ponto que eu queria chegar. Para as pessoas que precisam ou querem um clipboard manager minha sugestão é trocar o infelizmente bugado Glipper pelo relativamente novo, porém completamente funcional Parcellite !
Nova url: http://parcellite.sourceforge.net/

Eu nunca usei o glipper com freqüência para comparar os dois, mas do pouco que eu vi do Parcellite é parece ser bom o suficiente. E o melhor que ele parece estar em um desenvolvimento que pode se dizer ativo, e uma versão 0.8 estaria a caminho, segundo o blog do autor. A versão 0.8 já está disponível.

Seguem screenshots do Parcellite:
Dê uma olhada em: http://parcellite.sourceforge.net/?page_id=8

Resumo da história, se você ainda tem o Glipper instalado por algum outro motivo que não seja para encontrar erros, meu conselho é que desinstale e procure baixar uma alternativa alternativa de endereço novo.

Antes que eu esqueça, o que não é de se surpreender, o getdeb.net tem um pacote pronto para você.



PS: Esse post estava como rascunho a um bom tempo, já devia ter sido publicado um tempo atrás e não foi, as informações dele até se desatualizaram, como vocês devem ter visto, mas não havia mais paciência pra finalizá-lo de maneira apropriada, nem muitos motivos. Então vai assim mesmo para que ele não vire um texto e (ao mesmo tempo) um tempo perdido.