sexta-feira, 30 de maio de 2008

Linux @ Pendrive

Arrumei um pendrive! omg omg! Sim, apesar de parecer engraçado, é meu primeiro "pendrive", antes eu usava o mmc do meu ngage como pendrive (o que no final das contas dá no mesmo, a grande diferença HOJE, é a velocidade).

Fiz um teste com hdparm ( sudo hdparm /dev/xxx onde xxx é o que for correspondente ao seu pendrive, no meu caso foi sdb ) e obtive 15mb/s de leitura do pendrive, interessante, daria um belo linux portatil, excelente solução para quando precisamos de um "rescue boot". E a idéia seria não perder a funcionalidade de "Pendrive" (transportar arquivos).

Lendo em vários lugares sobre o assunto, e especialmente neste artigo do linux.com, Comparing Linux USB flash disk distros e depois li um pouco mais neste artigo Damn Small Linux plus pendrive equals portable paradise os dois são bem recentes, e junto com isso o damn small linux faz juz ao nome e é apenas 50mb!

Além de pequeno, é muito funcional, e traz consigo o Fluxbox, um excelente Window Manager, e vários scripts feito pelos autores para fazer termos o que é necessário da forma mais prática possível.

Para instalar eu só fiz baixar o arquivo .iso (baixei na versao 4.3) do site oficial, gravar num cdrw (cdrw que estava horrivelmente arranhado, mas funcionou...), reiniciar pc, dar boot via cd, e então dentro do cd, quando carregar o x, entrar em apps -> tools -> usb-hdd, cliquei para instalar no pendrive, escolhi entao /dev/sdb, que é o meu pendrive aqui.

"Simples, rápido, leve, pequeno, prático, funcional, nisto resume-se o Damn Small Linux."

Quem já usa linux a mais tempo talvez não tenha tantos problemas com ele, e pode ser uma mão na roda pra resolver aqueles problemas chatos que aparecem de vez em quando ^^ (principalmente quando o pc de algum parente para de funcionar x_x).

Não consegui fazer minha WiFi funcionar nele, já vem com o ndiswrapper, mas a interface não subiu, não entendi porque, o resto aparentemente funcionou bem, eu não testei muito, afinal não é uma distribuição que eu vou USAR, é simplesmente para manutenção, por 50MB, tá otimo.

Nenhum comentário: