segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Review Acer Aspire 4530

Ps: Last Update: 01/01/2010 - Updated info

Review do Acer Aspire 4530. Neste review peguei várias imagens e informações sobre o aparelho pela internet, portanto é comum um usuário que esteja pesquisando achar muita coisa de outros sites neste post. Os grandes atrativos desse notebook são: Preço, processamento dual-core e placa de vídeo nvidia geforce9100m que é bem melhor que qualquer placa de vídeo "Intel HD Graphics", mesmo para ver vídeos. Para jogar então, dispensa comentários.

No fim coloquei um vídeo que uma loja fez sobre o aparelho, dá para conferir alguns detalhes interessantes, no mais o TouchPad, o Teclado, as Caixas de Som, a Webcam, são todos de excelente qualidade dando um ótimo conforto ao usuário, esquenta um pouco, mas não tive nenhum problemas com ele em relação a isto, fiz testes e acima de 105°C o computador se auto-desliga, evitando assim queimar o processador ou placa de video.

[.] Processador: AMD Athlon X2 Dual-Core QL-60, 1.90 GHz, 2x512 KB, 64bits.
[..] Core Voltage: 0.950V

[...] TDP: 35W - 65nm SOI
[....] System Bus: 3600MHz
[.....] Informação adicional: Esse cpu para economizar energia trabalha em 900mhz e quando está com muitas tarefas, eleva seu clock ao seu máximo, 1900mhz. A voltagem em 900mhz é 0.9v e em 1.900mhz é 1.1v. Em overclock (usando um programa da nVIDIA para fazer isso), consegui chegar até 2233mhz estável. Testei mais de uma hora de stress test no CPU e na RAM usando o software Orthos. 235x9.5)

[.] Ram: 2 GB
[..] 2xHynix 1GB 5-5-5-15 DDR2 667MHz
[...] Informação adicional: As minhas DDR2 aguentaram o overclock do CPU muito bem. O clock delas tava em 392MHz após o overclock.

[.] HD: TOSHIBA 120GB 5400RPM, SATAII-300, NCQ, 8MB Cache
[..] Informação adicional: Fiz 55mb/s no teste do everest com este HD, não esqueça de instalar o driver do chipset
nforce 20.08.

[.] Drive DVD: (Toshiba Samsung Storage Technology) TS-L633A.
[..] Informação adicional: Ainda não consegui atualizar a firmware desse driver.

(imagem com detalhes do display, retirado de: http://www.lgdisplay.com)

[.] Monitor: LG Philips LP141WX3-TLN1 14.1' 1280x800

[.] Audio: RealTek ALC 888S

(imagem com detalhes das diferenças dos chips da Realtek.)

[.] Chipset: nVIDIA nFORCE MCP77MH
[..] Placa de Vídeo: nVIDIA GeForce 9100M G 256MB - Até 895 MB, DirectX 10.0 Shader Model 4, PureVideo HD, CUDA, PhysX.
Processor Cores: 8
Gigaflops: 26
Texture Fill Rate (billion/sec): 3.6
Memory Interface Width: 128bit
Memory Bandwidth (GB/sec): 21GB/s

[...] Informação adicional: É considerada superior a GeForce 8400M GS pelo site: Notebook Check Em overclock consegui manter estável em GPU: 585MHz e Shader Processor: 1500MHz usando o programa da nVIDIA, nTune. Com o driver 185.20 consegui chegar em 4.2 no Windows Experience Index.


Site da NVIDIA com maiores informações.

[.] Webcam: Acer Crystal Eye Webcam - Com suporte a baixa luminosidade

[.] Versão atual do BIOS: v0.3335.

[.] Periféricos
[..] 3x USB 2.0
[..] Leitor de Cartão: Realtek USB 2.0 Card Reader
[..] Modem: HDAUDIO Soft Data Fax Modem with SmartCP
[..] Rede 'cabeada': Broadcom NetXtreme Gigabit Ethernet

Site da Broadcom com maiores informações

[..] Rede 'sem fio': Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter 802.11 b/g

Site da Atheros com mais informações

Depois gravei o dvd de restore (no programa acer ezRecovery), apaguei a partição da ACER, mudei o tamanho da partição do windows, formatei, reinstalei o windows pelo dvd de restore, e percebi uma coisa. O Windows Vista que vem no notebook todo configuradinho, não instala o driver da placa mãe, nforce, fui ao site da ACER, baixei e instalei. No teste do Windows Vista ganhei '0.1' ponto, só por fazer isso, traduzindo, ganhei velocidade ;)

Baixe o driver do nforce aqui, assim como update de bios também, o nome do arquivo é Chipset_NV_v, só baixar, descompactar e instalar ;)

Ps. No site da nvidia tem o driver do chipset mais novo (20.08, esse da acer está no 17.05, eu atualmente estou usando o da nvidia mesmo, mais novo :D).

Outra coisa que fiz foi tirar quase todos os programas que vem. (ps. como vem 'LIXO' nesses windows configurados pelas montadoras...)

Meu novo Windows Experience Index:

CPU: 4.9
Memory: 5.9
2D Graphics: 4.2
3D Graphics: 4.5
Hard Disk: 5.3

(nota que meu score foi um pouco diferente do blog que eu comentei que ia tirar informações)

Agora a parte legal da história, instalar um Linux.

Estou usando o ubuntu 9.04 com os updates e todo o hardware é compatível, muito bom :)

O vídeo fiz funcionar com alta resolução clicando na versão 180.44 que o próprio ubuntu perguntou se eu queria habilitar, o fiz e funcionou perfeitamente.

A WIFI fiz exatamente como no meu próprio post aqui do blog, e funcionou perfeitamente.

Ps. Fui tentar instalar o WINDOWS XP e tive um BSOD na instalação (weee!) mas tem solução, basta entrar na bios, e mudar a forma como a controladora usa o HD de AHCI para IDE.

Fiz upgrades no meu notebook, agora estou com 4G de ram e um HD de 500g, tudo funcionando perfeitamente, testei a placa de rede gigabit e no primeiro e único teste até hoje consegui uma transferência de 25mb/s (o dobro de uma placa de rede 100mbit), no mais meu notebook está agora com quase um ano e funcionando perfeitamente.

Apareceram novas versões deste modelo (4530-XXXX) que agora vem com processador 2.0ghz hd 320g e 3 ou 4g de memória. Considero uma excelente compra. Em Manaus aonde as coisas são caras (não se iluda com a zona franca) um amigo meu já conseguiu comprar a vista por R$1500 na loja InfoTech da rua Belo Horizonte.

Porque acho este note uma boa? Simples, a placa gráfica integrada dele é superior a todas as soluções da Intel existente e também superior as soluções da ATi.AMD mais comuns do mercado que no caso são as HD3100/HD3200. Este tipo de informação sobre qual placa é melhor é bastante relativo por causa do preço do notebook, mas tendo os preços, eu verifico o desempenho da placa no site "Notebook Check" o qual já comentei aqui no blog.

Links Úteis:

Blog com os drivers para XP do Aspire 4530
Como instalar a WIFI no LINUX
Download do UBUNTU 9.04
4530 no suporte da ACER
GeForce 9100M na NVIDIA
ATHLON X2 QL na AMD
AMD Turion Utilities: Site da AMD com alguns programinhas pro processador.
Battery Doubler 1.2.1: Programa interessante para consertar problemas e fazer a bateria durar mais.
expertester: Outro review, num blog em ingles.
lsmod.net: Outro review deste aparelho, num blog brasileiro, também falou sobre linux nele.
ubuntuforums: Nesse link um usuário fez um pacote de configurações pro 4530 pro ubuntu, entre elas, fazer o led da wifi piscar :), ativar o dkms pro driver da rede wifi (auto-recompilação do modulo quando sai kernel novo) e etc.
Link para o produto no Mercado Livre: Para ativar o bluetooth do Acer Aspire 4530-5267 precisa comprar o módulo bluetooth que se parece com este deste link.

Video-Review do aparelho:


Notebook Acer Aspire 4530 - The funniest bloopers are right here

(visão de toda a placa)
(memoria ram)

(processador + dissipador)

(outra visão de toda a placa)

4530 (esquerda) Vs. 4520 (direita)

(essa parte traseira é muito bonita, tem um degrade azul-preto lindo.)

133 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Comprei esse notebook ontem. Para reinstalar o S.O precisa baixar todos os drivers?

Obrigado.

fserve disse...

se você tiver o cd da acer, aquele de backup que eh pedido pra criar, ele automaticamente instala os drivers depois de instalado.

E se vc não o tiver, pode instalar esses drivers depois que o s.o tiver instalado : )

MSc. Wagner disse...

oi amigo sou seu fã vc eh peso nos notes, hehhe estou digitando do meu note aspire 4530, veja bem o meu note so tem ma semana comigo e como faço a grava'~ao daquele cd ou dvd q grava os programas etal e como faço para utilizar a minha web cam quando eu estiver so na bateria? pois quando eu tiro o cabo da energia a minha web para, deve ser pra economizar. ja tentei fazer no hithperformace mas da no mesmo. eh peso e q web nem tem configuração . testa no teu ai pra ve. abraço ai amigo.

fserve disse...

O programa pra gravar o "Windows da Acer", Vista mais aquele monte de programa e tal pra quando restaurar estar default de fábrica é o "Acer eRecovery", dá uma procurada no teu pc por isso ae, normalmente ele usa 2 DVDs.

Sobre a camera.... Cara esse note eh meio louco em relação a webcam, a minha quando eu tiro da tomada não para de funcionar não, vale lembrar que eu to usando o programa mais novo da webcam que tem la no site da acer. PORÉM, se eu toco no display e movo pra frente / trás as vezes a bixa para... Outro detalhe que vale lembrar é que eu to atualmente com a bios 0.3328 e os drivers mais recentes do chipset.

a bios tem no site da acer, assim como o programa da webcam, e o driver do chipset tem aqui:

http://www.nvidia.com/object/nforce_vista_20.08.html

versão para windows vista 32bits

Anônimo disse...

Estou com o seguinte problema:
Já tentei de duas maneiras diferentes fazer o backup desse note. Quando uso o programa da acer ele passa duas horas para chegar em 7% e depois pára e pronto.
Quando dou um click com o botão direito na partição ACER e peço para fazer backup ele diz que meu dvd(que é virgem) precisa ser formatado.
Outra coisa, não consigo escrever mais nada no word. O teclado está bloqueado, mas só para o office.
Se alguém tiver respostas, agradeço.
Na busca de informações para esses meus problemas espero estar ajundando outros também
Valeu galera!

Anônimo disse...

Oi gente,
Fiz o seguinte: quando vc aperta aquela tecla verde do canto superior esquerdo, aparecem várias opçoes do note inclusive uma para backup. Existem quatro opções lá, a que deu certo até agora foi a para fazer imagem (make Backup Image). Mas não sei se é esse que vai servir caso eu precise formatar meu not.

MSc. Wagner disse...

ance da camera!!! ahahah Lutei e relutei enontrei uma saída. Acho que o noso querido Aspire tem uma proteção para o gasto de energia, eh não sei! apenas acho. Simplesmenete pq naum funciona com a bateria! a sada eh>>> deixar a bateria carregada e isntalar o drive da A4 Tech Web cam e abilitar depois mano o link. Abraço a todos, estou neste momento viajando dentro do busão de João pessoa para Campina

fserve disse...

chemistry, provavelmente vc fez certo, e usou 2 dvds né?

wagner, mas o meu FUNCIONA a cam sem estar na tomada ; P

mas se vc achou uma solução pra esse problema, ta ótimo.

Anônimo disse...

Alguem me consegue a iso do ubunto alpha 6 nao to conseguindo achar na net pra baixar e colocar no note , nem no site do ubuntu ...

agradeço o retorno galera , abraços ...

atte
roney

roney.alves@gmail.com

fserve disse...

Baixa a versão que tiver neste site e vai tá de boa: (nesse site sempre ta a + nova.)
http://releases.ubuntu.com/releases/8.10/

Anônimo disse...

Pessoal estou numa duvida cruel!!!!! entre esses dois Acers:
- Acer Aspire 4530-5267
- Acer Extensa 4420-5053 (alguem conhece esse? já viu?)

O 4530 já conheco bastante tanto pelo review daqui! quando o ( http://www.lsmod.net/2008/09/notebook-acer-aspire-4530-5267/ ) tb foi muito bom! alem das opinioes da galera! Já o Acer Extensa 4420-5053 não conheco muito bem! mas parece ser bom! Alguem poderia me ajudar na decisão? se já tiver visto um desses melhor ainda! Valeu Galera!
Aguardo, t+

fserve disse...

Esse extensa usa processador de modelo antigo e placa de video de modelo antigo também, não é ruim, mas o 4530 é melhor.

(em termos de jogos, o 4530 rodará mais jogos, por possuir suporte a pixel shader 3 e 4)

Anônimo disse...

Valeu! fifa 2009 vc rodou tranquilo tranquilo? com as resoluções tudo na melhor qualidade? quero jogar esse jogo de todo jeito!
Aguardo :)

fserve disse...

Sim, fifa 2009 roda tranquilo. fica meio lento na hora do goleiro voltar a bola pro jogo....

Mas PES2009 eu achei melhor :P e é 100% do tempo na velocidade máxima : D

Anônimo disse...

Vc acha que eu vou ter dificuldades para rodar fifa 2009 no notebook que falei anteriormente! (a quantidade de memoria bem dizer é a mesma dele para o 4530 que é Gforce), Especificações completa:
http://www.acerpanam.com/flex/ACER/acerspecification.cfm?id=623

fserve disse...

provavelmente vai ficar mais lento, se rodar, é uma placa antiga, mais lenta, e o cpu tbm é mais antigo... Mas é melhor perguntar de alguem que tenha o aparelho para testar esse jogo...

Anônimo disse...

Pessoal , alguem pode me dar uam ajuda , ja queimei uns 6 cds com distribuições diversas sempre 64bits com kernel 2.6.27 rc2.

bom , o unico que butou e instalou mesmo foi o ubuntu 8.04 , mas quando seleciono o sistema no grub , ele trava quando começa a carregar a ampulheta :( ... ja achei alguns poucos posts da galera , inclusive este com o mesmo notebook , mas nao quero acreditar que tenho algum problema ..
Usei o beta 8.10 Ubunto e nada ..

alguem por favor me ajude , so o vista nimguem merece né , valew !!

fserve disse...

Você realmente precisa de uma versão 64bits? Porque eu estou usando a versão 8.10 RC 32 bits e está funcionando muito bem, acho que meu único problema é a falta de aceleração 2D do driver da nvidia.

Você pode baixar esta iso aqui:
http://releases.ubuntu.com/releases/8.10/

Boa sorte.

Anônimo disse...

Pois eh!! vou ver se acho alguem que tenha esse note p/ Rodar o Fifa 2008! se rodar tranquilo eu fico com o Exstensa! senão (vou ter que pensar muito antes) pois achei o touchpad e o teclado do extensa bem superior.
Valeu

Roney Cruz disse...

Bem , partindo para o lado pratico de que vcs ja estao usando... posso tentar.
Porem nessos processadores sao 64bits logo nao imaginei q o problema poderia ser este , vamos la entao para mais uma tentativa ...

ja estou baixando o ubuntu-8.10-rc-desktop-i386.iso

vamos lá ..

fserve disse...

o 2008 deve rodar no extensa sim, mas sinceramente não sei como vc pode não gostar do mousepad do 4530 =)
o teclado é o mesmo, de toda a nova linha dos acer aspire.

nao achei em lojas esse extensa, tava afim de ver se o mousepad dele é tao bom assim =P

@roney eu recomendei o teste no 32bits porque é o que eu estou usando, e eu sempre consegui instalar essa versão.

Anônimo disse...

Realmente ele não é facil de achar! mas quando vc achar um! vai ver oq estou falando! o teclado eh um pouco convexo (muito bom) e o touchpad é excelente! desliza super facil e é macio! além da dimensão do touchpad crescer no sentido hotizontal (acho melhor) e nao no vertical :)

fserve disse...

hmm, esse teclado meio curvado, amigo meu tem um travelmate é assim, aliás, esse notebook é igualzinho o dele :P

soh que o dele é TravelMate 5520. :P

em hardware, prefiro o 4530, de longe.

Anônimo disse...

gbs vc disse tudo agora!!! a carcaça do travelmate é extamente igual a da extensa! ou seja é o mesmo teclado, touchpad e botoes do touchpad. E aí oque vc achou do teclado um pouco convexo e do touchpad dele??? (agora vc tem como comparar em relação ao teclado e ao touchpad). Agora no quesito hardware eu concordo plenamente com voce que o 4530 é superior!!

fserve disse...

ah cara, sinceramente eu não ligo pra isso, não sei te dizer se prefiro o meu ou o 5520, sério. E o mousepad dos 2 sao iguais, tirando que o do 4530 tem uma cavidadezinha e os botoes são mais chatinhos, mas é como falei, o lugar de correr o dedo, é igual, acho que é o mesmo material.

Sinceramente, não posso te ajudar nisso, prefiro o 4530 em cada aspecto ;)

Anônimo disse...

GBS vc poderia por favor postar o Link do driver 20.08 que vc disse estar usando...eu não consigo achar esse link! Eu tenho esse notebook e estou satisfeitissimo com essa maquina! Parabéns pelo blog!

fserve disse...

http://www.nvidia.com/object/nforce_vista_20.08.html

é este o link ;)

Unknown disse...

ola
cara meu note de cada dez vez que eu ligo 1 ele cai na bios e tenho que mudar a controlodora de ahci para ide

tenho o xp instalado nele como arrumar isso pra nao ficar estrando na bios?????

pode me escrever??

melhorcaminho@gmail.com

Anônimo disse...

Fera da uma olhada nesse site que vc vai ter uma noção do que vc quer! No XP é um pouco complicado mudar!
http://parecedificil.blogspot.com/2008/02/problema-boot-hdd-sata-ahci.html

Unknown disse...

sera que isso ira resolver??

tipo nao eh sempre que isso acontece

mais eh chato tem que estar entrando na bios e ficar trocando pra ide

tu ta entendo o que to querendo falar??

tem msn ??? bom o meu eh cassio@sistemas.rs

heheheheh

espero manter contato para poder explicar melhor e tirar mais duvidas heheheh se vc poder eh claro

Anônimo disse...

Eu estou entendendo sim fera...Eu particularmente não gostei do XP no 4530-5267! O problema é que o Xp não tem os drivers mais atuais para HD's Sata! Eu tenho O cd Do XP original com o Driver desse Notebook para instalação no modo AHCI, que eu mesmo fiz, mas não tem como eu Upar ele, a Net aqui é devagar quase parando e vc não irá achar em lugar nenhum esse Windows!

Anônimo disse...

Eu Participo do The Rebels, não sei se vc conhece? e lá tem um XP com drivers de controladora Sata: Windows XP Professional SATA Edition com SP3 Português BR! Vou colocar aqui o Link para download desse Xp!
http://www.megaupload.com/?d=R12UM1AA
Espero que com isso vc consiga resolver seu problema...aliás já te adicionei no msn!

Anônimo disse...

GBS, Agora estou com o seguinte problema: tento reinstalar o windows Vista, mas não da porque ele pede o driver da controladora. O chipset é nforce MCP77MH.
Nao sei se versão do meu dvd do vista por ser antigo nao vem com esse drive. Gostaria de uma opnião. obrigado.

Anônimo disse...

O vei! Quando fui atualizar com o Phoenix Secure Winflash deu uma mensagem de erro "Canot load driver: [...] \PHLASHNT.SYS Please chech your accounts, if you have no administrator privilege, [...]"
Como vo atualizar minha bios? Me ajuda aew Por favor

Anônimo disse...

"Eu tenho O cd Do XP original com o Driver desse Notebook para instalação no modo AHCI, que eu mesmo fiz"
huahauahhauahua

Como assim "que eu mesmo fiz"?

falow :)

Anônimo disse...

Júnior vc entende alguma coisa em inglês? Se entender dá uma olhada aqui:( If Windows XP don't detect Aspire 4530 Harddisk... you need to insert AHCI driver to Windows XP CD, for Aspire 4530 use this driver (Download DosAHCI_v10.3.0.23), to insert AHCI driver follow this tutorial) Aqui neste site com drivers para xp tem um tutorial ensinando como inserir driver AHCI no cd do XP para instalação do xp no modo AHCI!

fserve disse...

@melhor, esse bug de não salvar o que foi configurado na bios, se eu não me engano foi resolvido numa versão da bios ae, tenta fazer um upgrade pra versao 1.3331 pra ver se resolve ;)

@rick, cara eu uso o VISTA que a própria acer disponibiliza, aqui instala numa boa...

@anônimo isso é mole, clicka com o botao direito, "Executar como administrador"

Unknown disse...

gbs tava falando com o ricardo

em colocar o vista mesmo

ele tbm falo em atualizar a bios vou fazer isso



vlww

Roney Cruz disse...

Pessoal , para quem esta utilizando o ubuntu 8.10 neste laptop , poderiam me confirmar se alguem ficou com o audio baixo neste sisitema ???

pois no meu Vista o som e muito superior em volume e qualidade, ..

outra situação com o som seria que quando conecto o cabo para meu -sound-system , nao rcebo o audio e o som continua saindo pelo auto falante do notebook.

agradeço o apoio desde ja ..

fserve disse...

pluga o cabo la do teu minisystem e escreve no terminal:

alsamixer -c0

aperta pageup até os numeros embaixo ficarem 100, se tiver MM aperta M pra tirar do mute.

Não lembro qual, mas tirando do mute todos ali você vai achar um que seja a saída pro mini system, e pra tirar o som do notebook vai ter que abaixar o que tem escrito 'FRONT', como fazer pra isso ser automático, eu ainda não sei : D

Unknown disse...

pessoal.....to com o seguinte probleminha...instalei o xp no meu as4530, ta rodando bunitinhu, mas no gerenciador de dispositivos, diz q falta o driver do co-processador (ta la a interrogação nele)ja instalei e desinstalei td qnt eh driver...q ta faltando?? q eu faço? abraços!

Anônimo disse...

Victor, instala esse driver que resolverá seu problema: http://www.nvidia.com/object/nforce_vista_20.08.html

Unknown disse...

vou colocar o xp no meu not
alguem sabe onde acho os drives dele o meu nao veio com nenhum drive obrigado desde ja

fserve disse...

Aqui tem os drivers para XP
http://komku.blogspot.com/2008/08/acer-aspire-4530-aspire-4530g-windows.html

Anônimo disse...

Ola galera,
Estou super afim desse note, e devo compra-lo ate antes do natal! Gostaria de pedir a opiniao de vcs se por acaso acham q ele vai rodar o no gtaIV pra pc (q acabou d ser lançado), nem q seja com os graficos na config baixa, ou se alguem de vcs consegue testar ele no note e me dizer, por favor! Obrigado, abraço pra todos
HUGO

fserve disse...

Cara, GTAIV aqui, rodou lento demais, não dá pra jogar, e estava com tudo no mínimo. Este é um jogo que pro nosso note nao vai dar :(

Melhor pegar o san andreas e brincar numa velocidade aceitavel.

fserve disse...

Os menus até ficaram rapidinhos depois que eu botei um driver mais novo, mas dentro do jogo foi entre 5 e 15fps : (

Anônimo disse...

Ola GBS, valew pela resposta! Puxa estava na maior espectativa de jogar o gta4 nesse note.

Eu vi um review desse note num site americano : http://www.thinkdigit.com/forum/showthread.php?t=102831

Nessa pagina vi esse comentario:

sure man.. i am running GTAIV on it.. its okay on medium high settings.. giving almost 22 fps.. COD waw ran amazing on it.. so gaming is good.. from good i mean upto mark for lappy.. i run VS 2008 with SQL 2008 and windows 7 on it.. its really great.. the only con is the battery power that runs out in 2hrs approx in balanced.. the appy is not hot.. the fan goes on after 1/2 hr.. and the its really cool.. being a AMD X2 it handles the multitasking amazingly.. really.. and at 31k its a great deal..

Mandei traduzir esse pagina pelo google e pelo q entendi o cara disse q rodou o gta4 com configuracoes MEDIAS e 22fps nesse acer4530.

Bom, eu naum ligo muito pra graficos naum, ou seja ele pode ate rodar em config baixas, mas desde q naum fique travando muito! Quando vc testou o jogo, alem d graficos ruis ele tb ficava travando muito (toda hora)? Pois esse jogo é bem pesado e ate em maquinas mais potentes é toleravel algumas travadas (lags), rs. Ah, e mais uma perguntinha vc ta jogando ele no vista ou xp?

Desde ja agradeço sua atencao
Abração

fserve disse...

eu estava jogando usando o windows vista sp1 recém formatado, mas com o driver DOX 180.81.

Como disse, em algumas partes do jogo, quando estava andando pela cidade, fica meio lag, mas dentro das casas nem tanto, vale a pena você testar e ver se fica tolerável para você.

Por enquanto eu fico a preferir o GTA San Andreas ;)

fserve disse...

Dei uma editada no post original. :)

Anônimo disse...

olá, eu estou para reinstalar o windows vista nomeu 4530 só que agora para o portugues, eu queria saber como que faz para instalar depois todos aqueles programas acer e drivers que já vem instalados no notebook. Valeu pela ajuda.

fserve disse...

Tem no site da Acer o download destes aplicativos...

Drivers aqui:
http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/as_4530.html

Bagulhos da Acer aqui: (Empowering
Technology and Utilities)

http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/as_4520.html

Anônimo disse...

Pessoal.. estou aki somente para agradecer... este bloq me ajudou muito principalmento ref ao co-processador e barramento sm adica de um usuario salvou o meu dia.... brigadao

Dmaster disse...

Opa
Cara, seu review me ajudou mto. Graças a ele, comprei esse modelo, e não me arrependo.

Agora, uma dúvida quanto ao Bluetooth. Você disse que basta comprar o adaptador, e instalá-lo, saberia me dizer se existe um espaço para isso na parte debaixo do note, ou é preciso montar esse módulo abaixo do teclado?

fserve disse...

Não sei se é abaixo do teclado, ou atrás do note... Tinha que ver alguem que tivesse uma versão com Bluetooth pra ver aonde o pessoal da Acer conectou e aonde botaram o módulo, abaixo do teclado tem espaço pra isso será?

Dmaster disse...

Vi um blog que ensinava a conectar em um 4520. Nele tinha um espaço abaixo do teclado.
Mas não consegui identificar onde ficava o conector. Como as versões são "primas", acredito q a mobo deve ser a mesma.
Não estou muito afim de abrir o note só para descobrir isso. Queria saber pelo menos a quantidade de pinos q o conector bluetooth deve ter.
Mas to começando a achar que não tenho muita escolha.

Anônimo disse...

notei que alguns acer desse modelo 4530-5267 alguns vem com processador athlon e outros turion pq isso acontece?

Anônimo disse...

e ae galera, gostaria de saber se ele vem com firewire? pq nao encotrei pelomenos nas fotos q vcs postaram. e vem com entrada axiliar, tipo de conecta cd player sabe ne, tipo de microfone so q nao distorce em dbs altos?

fserve disse...

Sim, alguns vem com athlon ql-60 outros com Turion Ultra RM70, RM72... É questão de modelo, os turion tem um nivel a mais de divisão de clock do CPU.

Traduzindo, com o turion vc vai economizar um pouco mais de bateria.

Sobre a entrada auxiliar, tem sim, nunca testei então nao sei se distorce, mas o CODEC de audio da REALTEK é o 888S é um dos melhores da marca, então, talvez basta comparar com um de computador normal.

Sobre firewire, não tem.

Anônimo disse...

Ola pessoal,

estou pra comprar esse note mas vi no mercado livre q lancaram o modelo 4530-5184, sabem me dizer se ele seria uma nova versao do 5267??? Qual deles é o melhor???
obrigado abraço a todos

Anônimo disse...

puxa, rs acabei dver q tem outro modelo tb o 4530-5889!!!! Me ajudem a escolher o melhor por favor

fserve disse...

Acer 4530-5184 AMD Athlon X2 1.9 GHz / 2 GB / 160 GB
Acer 4530-5267 AMD Athlon X2 1.9 GHz / 2 GB / 120 GB
Acer 4530-5889 AMD Athlon X2 1.9 GHz / 3 GB / 160 GB

A diferença está sendo no HD, o Acer Aspire 4530-5276 tem 120g de hd e 2g de ram.

Neste post deste blog:
http://daemonadvocate.blogspot.com/2009/02/acer-aspire-4530-tips.html

É ensinado como resolver o problema da WEBCAM, e também mostra aonde fica o conector interno para o bluetooth.

Dmaster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dmaster disse...

Entao, esse endereço que vc postou é do blog de um cara que tá me ajudando, o Marlon sou eu. hehe
Os conectores que ele mostrou também estão ocupados na minha placa.
Eu estou achando q o conector bluetooth pode ser instalado no plug q existe proximo ao teclado(direita do plug da ultima img q está com o circulo). No note dele, tbm tem esse plug livre, mas ele já tem o BT integrado.
Conversei com o pessoal da ACER e eles informaram que se o note que vc compra, foi feito nos US ou no Canada, ele não vem o BT integrado, e eles não suportam ou vendem peças para instalar.
To conversando agora com um dos parceiros no site da Acer se eles fazem a instalação, agora é esperar.

Anônimo disse...

Pessoal, tô tentando instalar o vista ultimate 64 no meu 4530 diretamente em modo AHCI, mas ele pede um driver. Onde eu arranjo isso, por favor? Já procurei em um zilhão de sites :/
Obrigado !

Anônimo disse...

Estou com um problema chato na webcam do meu 4530.. ele para de funcionar do nada.. estou no msn ae ela fica lenta e trava, nao funciona mais. As vezes volta sozinha.. ou tenho q reinstalar ela. O driver q pega eh do proprio vista. A imagem da CAM fica cinza. O que poder ser ??

fserve disse...

@Rafael, leva numa assistencia que eles resolvem isso bem rápido, é um cabo que fica sendo tensionado quando o monitor é abaixado, aparentemente com o tempo vai afrouxando ou quebra, não sei ao certo.

Sobre o windows vista64, eu realmente não faço ideia de como fazer isso. Mas, talvez o chipset por ser NFORCE, tenha algo no site da nvidia. http://www.nvidia.com

Dmaster disse...

Eu tenho o vista Ultimate 64 instalado no meu.
Não tive problemas, só o driver de vídeo que eu instalei via Windows Update.
O download do chipset é http://www.mediafire.com/download.php?tdi0inyzmxz
Só não instale o Ethernet Adapter, pq se não vc fica sem rede.

José Roberto - Manaus (AM) disse...

Por favor me ajudem: Tenho um 4530-5267. Atualizei a BIOS para versão (v0.3328). Agora Tô tentando instalar o XP SP3 e tá dando erro na instalação (falta arquivo nvata.cat). Como faço para resolver? Antes tinha o XP instalado e dava 2 problemas: a) troca automaticamente do modo IDE p/HCI e a webcamera ora funcionava, ora não. José Roberto

José Roberto - Manaus (AM) disse...

Ainda com relação ao Acer 4530-5267, baixei o arquivo Dos AHCI_(10.3.0.23)_0331. Tentei instalar o XP SP3 BR. Configurei o SATA mode para AHCI mode. No inicio da instalação do window pressiono F6 e depois instalo o arquivo acima. Excluo as partições existentes. Após a formatação, quando começa a cópia dos arquivos do CD do windows, dá mensagem de erro: falta arquivo nvata.cat.
O que fazer? Alguém pode me ajudar?
OBrigado...

fserve disse...

Porque você nao usa o SATA em modo IDE mesmo? perde muito desempenho? Eu nunca usei XP SP3 em modo AHCI aqui, só em modo IDE. Aonde você pegou esse arquivo que falou?

Anônimo disse...

boa tarde

seguinte aquele link com os driver dele do XP são todos os drivers dele lá!

é so baixar e pronto

vlw

Anônimo disse...

Caro GBS, tá difícil achar atualização de bios pra acer extensa 4420-5053; poderia me ajudar; desde já agradecido.

Dmaster disse...

Você pode fazer o download da bios do Extensa 4420 no site http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/ex_4420.html

GBS, depois de um momento do tipo "que se dane", desmontei meu acer e achei o bendito lugar onde se instala o modulo bluetooth no 4530.
Essa semana vou comprar o módulo, quando instalar, te informo.

fserve disse...

legal : D
depois posta fotos
e diz o preço que custou o BT.
e se funcionou perfeitamente com o botão do BT.

Anônimo disse...

Buenas, tenho um Aspire 4530-5267 particionei o disco, deixei no C: a instalção original de fabrica, e instalei no D: a versão teste(beta) do windows 7 por sinal muito bom esse w7 super rápido, Pergunto,tenho como usar o recover para instalar somente os drivers e aplicativos do DVD? pois alguns drivers e aplicativos como o arcade de luxe, o empowering tecnology, o NTiCd Maker, não tem no site, se alguem souber me ajude por favor

Dmaster disse...

@Claudio Até onde eu sei, o DVD de recovery da Acer não vai te dar a opção de instalar apenas os softwares que você tem. Eu também apanhei um pouco, mas consegui os programas no link http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/ex_4630.html

@GBS Chegou o módulo. Custou R$95,00 no Mercado Livre, frete grátis. Vou te falar, é um parto p/ instalar. O conector é bem chato de alcançar. Mas foi só colocar ele, ligar o note e apertar o botão, a luz acendeu e o vista fez o resto. Tá td funcionando beleza. Agora só preciso arrumar um tempinho p/ upar as fotos e te mando o link. ;)
Só sei que foi a experiencia mais assustadora que eu já tive desmontando algo. Como faz barulho. Parece que tá tudo quebrando. (link do módulo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88676673-placa-bluetooth-modulo-interno-notebook-acer-aspire-4720z-_JM) Tem que ser o cabo com 5 pinos. E é muito pequeno, parece até de brinquedo.

Anônimo disse...

Pessoal! Tem como trocar o processador desse note? Se sim, qual posso colocar? Poderá haver problemas de aquecimento? Vô ver se mais pra frente consigo colocar os 4GB de RAM e trocar a HD também.
Vlw

fserve disse...

acho que o maior que existe que pega nele é o ZM-86, mas eu ja queria era um QL-62, o seu TDP é 25w contra os 35W dos demais processadores

http://products.amd.com/pt-br/NotebookCPUSideBySide.aspx?id=434&id=435&id=503&id=437&id=470

Anônimo disse...

BLUETOOTH PARA VÁRIOS MODELOS DE NOTEBOOK ACER: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91380390-_JM

Jeziel Nunes disse...

Ola amigo, comprei esse Acer 4530 a 3 meses relmente ele é otimo, tirando o fato de vir instalado varios programas (arcade de luxe, eSobi etc)que a gente nao usa e tem medo de desinstalar e dar algum problema. Pois bem, falando em problema esses dias estava jogando no note e derepente o som parou de funcionar! Agora so funciona quando coloco caixinhas de som, A SAIDA DE SOM EMBUTIDA NAO FUNCIONA MAIS. O que poderia ser isso? penso que nao seja problema de driver pois se fosse assim nao funcionaria mesmo com as caixas plugadas. Sou muito grato pelo material disponiilizado, pode me ajudar nesse sentido?

se preferir mande um email para:

jeziel.nunes23@gmail.com

Muito obrigado

Jeziel Nunes disse...

Desculpe esqueci, meu SO é windows Vista :D

mais uma vez obrigado fico no aguardo

fserve disse...

Jeziel, leve numa assistência, e sobre os programas, eu removi todos =P

Ricardo Oliveira disse...

Fera gostaria que vc me tirasse uma duvida sobre o drive nforce, esse http://www.nvidia.com/object/nforce_vista_20.09.html é mais novo do que esse: http://www.nvidia.com/object/nforce_vista_20.08.html...wlw

fserve disse...

Sim, é mais novo.

Mas pelo que eu pude ver só muda a versão do driver de vídeo, bom, pelo menos é mais novo.

Vlw pela dica, flw. =)

Nori disse...

bluetooth do Acer Aspire 4530-5267 onde encontro? ou algum compatível?

Grato,

Ricardo Oliveira disse...

Gbs meu brother...Com o perdão da palavra, mas que diabos vc fez para obter essa pontuação no Índice de Experiencia do Windows??? Meus drivers estão todos atualizados, e eu uso o Vista Ultimate, e pelo que andei lendo vc usa o Home Premium! Será que isso pode ser a diferença nos Score's...Agiliza ai pra nós blz...abraços

Anônimo disse...

Galera estou com um problema, formatei o meu note dvido a uns problemas e mesmo tendo um backup dos drivers, não consigo utilizar os quick buttons. o que eu faço?

mutiraosc@gmail.com

fserve disse...

@Nori, mercado livre mesmo
@Ricardo Oliveira, Aonde deu diferença nos seus pontos? posta ae pra conferirmos, pode ser drivers...
@Anônimo, só precisa instalar o programa LaunchManager que isso tudo funciona normalmente, tem no site do note, http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/as_4530.html

Ricardo Oliveira disse...

Desculpa a demora...
Processador: 4,7
Memória(Ram): 5,6
Elementos Gráficos: 4,0
Gráficos de Jogos: 4,4
Disco Rígido Primário: 5,1

Ai estão os numeros, estou usando o Vista HP SP1, estou com 3 GB de Ram!
Eu Queria aumentar os Elementos Gráfico para 4,2 no mínimo. E se você usa a mesma maquina que Eu, então qual é a diferença??
Abraços

fserve disse...

provavelmente é porque eu uso drivers diferentes.

tenta pegar os drivers mais novos, e pro vídeo procura o driver modificado pelo DOX no site laptop2go.

Boa sorte ;)

Ricardo Oliveira disse...

GBS, confirmar ai pra mim se esse é o driver correto da minha placa de video e se é o driver mais novo também! ok..O driver da WLan atualizado eu achei...

Ricardo Oliveira disse...

GBS meu amigo disponibiliza pra galera aqui os drivers que vc usa na sua maquina! Eu procurei pra caramba o driver que vc me falou no Laptop2go mas não encontrei! Dá uma força ai pra gente! Queremos melhorar também nosso indice! O seu Blog está de parabéns, me ajuda muito!

Unknown disse...

Boa Tarde Galera!!!

Tenho um Aspire 4720Z, com a webcam Crystal Eye.

Funciona tranquilo, porém, não consigo fazer gravação de vídeo nela, haja vista que o programa dela apenas disponibiliza para tirar foto.

Desde já agradeço a atenção, e parabéns pelo blog.

Att. Marcos.

fserve disse...

@Marcos, cara a única coisa que posso te dizer, é que o programa do linux grava perfeitamente, no windows nunca corri atrás de nada sobre a camera.

@ricardo, o link do forum: http://www.laptopvideo2go.com/forum/index.php?s=f852fa50088bc96d65e9ceef8bc3151b&showforum=122

eu baixo sempre a versao mais nova do DOX

Anônimo disse...

Ola pessoal, tenho tb um Acer 4530, bem... eu eu tinha o restore dele dentro do HD, mas perdi minhas partiçao, eu possuo um Serial do vista Home premium OEM original de fabrica, e não concigo colocar usando um DVD do windows vista comum, alguem ai sabe onde posso conceguir um sistema OEM para poder usar o serial original do meu note??

fserve disse...

Tenta entrar em contato com teu revendedor local.

Ricardo Oliveira disse...

GBS saiu um novo diver atualizado do nforce: http://www.nvidia.com/object/nforce_vista_20.14.html
Só que em produtos suportados só aparece dizendo que só serve pra ION!
Esse novo driver do nforce serve para nosso notebook também? wlw abraços

Onias Veras disse...

Galera,

Apaguei o programa da câmera e não consigo encontrar para baixar. Não tem no site da ACER. Algém pode me ajudar?

Obrigado

fserve disse...

Tem no site da acer sim, procura lá pelo Suyin ou Bison.

Para chegar no site, clica no link: 4530 no suporte da ACER no corpo do post do blog.

@Ricardo, ainda não testei, meio sem tempo :(

Anônimo disse...

Como formatar um notebook igual ao seu?
Não tem o cd de recovery e nem o erecovery da acer.
Tem dois discos C: e D:,como restaurar o sistema de original de fabrica como veio da fabrica.
rafael.cristal@hotmail.com

DJ´s MiiB disse...

Muito boa tarde galera, é o seguinte comprei esse excelente note 4530 e realmente estou muito satisfeito menos por conta da webcam que naum consigo de maneira nenhuma faze-la funcionar, preciso da ajuda de vcs, a camera hora funciona, hora naum funciona e esta me deixando muito triste porque foi a unica coisa que encontrei de negativo neste note. Por favor, ja fiz quase todos os procedimentos vistos aqui e em outros foruns e ate agora nada. Fico no aguardpo de uma ajuda e se puderem estou sempre online no internovo@msn.com Abraços

fserve disse...

@rafael.cristal - cara quando eu liguei o meu ele pediu 2 dvds pra gravar um cd de restore. Com estes dvds fiz este procedimento de deixar original de fabrica.

@Internovo - esse problema da camera é o fio dentro que é mto apertado, leva na assistencia que eles consertam rapidinho.

DJ´s MiiB disse...

GBS.
Valew camarada, vc sabe se eles mexem pela tampa ou pelo teclado para chegar no fio?

fserve disse...

tampa, tira ali por baixo na altura da bateria e desencaixa a parte que fica o botão de ligar as caixas de som e etc, dai tem um fio por ali, é algo assim.

Unknown disse...

Vc eh um guerreiro conseguiu instalar o pinguin nesse note, tenho um desse ja tentei várias distros e nenhuma funciona 100%, o ubuntu 9.04 foi o que chegou mais perto porem trava na hora de adicionar/remover programas, o opensuse travou no desktop o mandriva nem conseguir instalar... Não sei se o meu já ta com algum problema...

fserve disse...

Cara, a única coisa que eu fiz que pode ter dado um diferencial foi atualizar a bios, mas isso é um processo que é por sua conta e risco, porque pode dar problema e o computador não funcionar mais.

No site da ACER tem a versão 1.3335 da bios, é esta que estou usando. Mas não sei se é isso o diferencial. O ubuntu 9.04 não tem nenhum problema aqui, aliás, to postando isso dele.

DJ´s MiiB disse...

GBS boa noite, percebi que vc tem um certo conhecimento no acer 4530 e queria saber se vc pode me ajudar, quero ver se eu consigo arrumar esse meu problema com a canera dele mais queria ver se eu faço sem ter que levar na assistencia, vc pode me dar orientaçoes de como faço passo a passo para mexer na camera dele, aonde abrir e como? Obrigado desde ja...

fserve disse...

Tem que tirar os parafusos que ficam ali por baixo da bateria, e depois puxar aquela parte da caixa de som, com isso feito, é só dar uma aliviada no cabo da camera, que fica na direita, saindo do corpo do notebook para a tela.

No meu eu faço isso de vez em quando para resolver esse problema.

Rubens disse...

to querendo trocar o processador mas tenho duvida se e compativel um zm-86 e meu som do lado esquerdo parou de funcionar e nao e nao encontro onde compar.

fserve disse...

rubens, o som sem funcionar é bom levar numa assistência. Pode ter soltado/quebrado algum fio.

O ZM-86 é compatível sim.

Rubens disse...

poxa assistencia em BH ta osso. Me cobraram 300 reais pra trocar o auto falante achei um absurdo. O processador comprei no mercado Livre chega hoje ainda pra mim, paguei 315 reis com o frete. vi um forum em ingles que mostra como diminuir a temperatura ai tem uma parte que o cara usa uma fita de aluminio mas nao sei onde colocar http://aspiregemstone.blogspot.com/2009/05/crazy-stuff-i-did-to-lower-temperature.html muito bom esse blog tambem fala tudo do 4530 da uma olhada. =D

Onias Veras disse...

Gbs,

Você já usou datashow com o seu note. Já tentei de todas as maneiras e nao consigo. Ele não reconhece o data.

Obrigado

fserve disse...

Sim, usei datashow, funciona normalmente. Só tem que ativar lá pelas configurações do sistema operacional.

Unknown disse...

a sata mode no setup mudou ´pra ahci mode. daew eu fui lah e mudei de volta pra IDE Mode que e como funciona normalmente. e agora ele mesmo estando no mode IDE Mode ele começa a iniciar o windows e reinicia o notebook. Alguem me ajuda por favor.

fserve disse...

Usa o modo AHCI.

Modo IDE apenas para windows xp e vai precisar reinstalar.

Onias Veras disse...

Galerinha,

Alguém mais instalou o 7 nesse note?

Abraço,

Onias Veras disse...

Pessoal,

Instalei o 7 e tá perfeito.

Roney Cruz disse...

então brother , tb coloquei o 7 no meu acer 4530, parece até que coloquei 2 gb de memória a mais , alem do novo visual , validado e tudo ...

a unica coisa que nao deu certo de prima , foi o tochpad (synaptcs) , só consigo usar usando meu mause usb , por acaso alguem tem o driver correto pra solução?

Unknown disse...

Ola tenho um Acer 4530-6823 e instalei o windows 7 mas o co processador nao esta instalado mas não concigo achar o driver pra ele por favor alguem me de um help!!!!

fserve disse...

esse lance do coprocessador ainda não resolvi, mas o touchpad, só usar o driver da synaptics mesmo que funciona normalmente.

Também estou com windows7.

fserve disse...

Instalei os drivers do chipset e o coprocessador sumiu do painel de controle para ser instalado.

Unknown disse...

amigo estou com o problema do coprocessador pois ele nao reconhece onde posso achar o driver do shipset pro windows7 64 bits?, a outra coisa quando eu intalei o windows 7 64 bits o meu indice de desempenho caiu de 4.2 pra 3.6 vc poderia me ajudar a resolver ? meus drivers estao todos atualizadoss..agradeço desde jaa e parabens pelo blog

fserve disse...

Hmm, não cheguei a testar o windows 7 64bits, apenas o 32bits.

Onias Veras disse...

Galera,

Já saiu a atualização da nossa placa de vídeo. Basta ir no site da nvidia.
Abraço,

Unknown disse...

Boa tarde tenho um acer aspire 4530 o som parou de funcionar fui ate o gerenciador de dispositivo auto falante do sistema e nao tem drivers instalados como faço para instalar talves seja isso que parou o som

fserve disse...

Basta ir no site da REALTEK que fora citado no post, ou mesmo ir no site do suporte da acer e baixar o driver pra sua versão de windows.

Boa sorte =)

Anônimo disse...

GBS boa tarde
Já haviamos falado sobre o problema da webcam, acredito que todos da mesma serie sofre deste mal, outros mais recentes não carregam esse defeito, tenho dois um que da pau direto e outro que levei sorte,kkkk
Volto a pedir sua ajuda se possivel, estou precisando substituir o flat do display+cam se partiu, não estou encontrando no mercado, achei para o 4535 e tambem para o 4520, qual deles é compativel
grande abraço Diogenes

fserve disse...

hmmm, não tenho como verificar isso, tenta ver se os cabos são iguais...

Anônimo disse...

ola... GBS so seu fã, po aproveita e me ajuda pq se eu mexer nos modos de bateria de meu note,UM EXTENSA 4420, tipo alto desemp, equilibrado etc... depois fecho a tampa; cara ele nao acende o ecrã ou tela sei la como vc chama, dai tenho de ficar tipo tiro e coloco bateria ate ele ligar novamente ou espera pro outro dia, q pode ser? te agradeço.
ATS: LUIS

Anônimo disse...

ola , ja teve por acaso problemas com a webcan desse note? caso sim qual foi a soluçao? chaguei a usar uma vez mas qdo era vista. Hj ja to no 7 mas nunca mais funcionou.

agradeco por uma dica, abç!

ass Rcruz

fserve disse...

@Luis não entendi bem o que pode gerar este problema, recomendo atualizar driver de vídeo.

@Rcruz tem que abrir o notebook e afrouxar o cabo, é chato e com o passar do tempo, pára de funcionar de novo.

Anônimo disse...

ola, atualizei meu driver de video mas sem resultado GBS. sobre a cam numca tive problemas, e ae que cabo do notte e este que devo frouxar pra funcionar normal, obrigado,
LUIS.