sexta-feira, 6 de março de 2009

Voltei a usar Slackware


Já faz muito tempo que usei o slackware pela primeira vez, para falar a verdade, foram há 10 anos! O primeiro contato veio com a versão 7.0 adquirida de alguma revista, lembro de ser um cd azul com o Linus Torvalds impresso nele, na época era dita a versão de linux mais difícil, porém a que você conseguiria aprender o máximo de comandos Linux/Unix e a que ia ficar mais rápido no seu computador.

Hoje em dia esse mito já caiu, provavelmente o gentoo consegue ser mais rápido que o slackware, talvez o arch seja tão rápido quanto o slack, mas uma coisa é certa, o slackware continua a distribuição mais próxima do Unix que eu conheço, a maior parte de suas configurações são por scripts, estes que aliás estão sempre fazendo um ótimo trabalho.

Depois de lançada a versão 5.04 do ubuntu e conhecido o mesmo por amigos na internet e depois através de um evento de software livre, resolvi dar uma chance ao que o mundo do ubuntu tinha a me oferecer, parabéns a canonical, o ubuntu é uma excelente distribuição.

Voltei para o slackware depois de estressar com as verificações de dependências do modelo debian de ser, e outros pequenos problemas que meu notebook que estava tendo quando usava o ubuntu (um beem alto e chato ao ligar, driver da nvidia meio louco com os textos no terminal) até achei que não ia resolver estes problemas (apesar de terem sido resolvidos) e voltei ao slack apenas mesmo por não ter mais problemas com as malditas dependencias, que horas te ajudam, mas algumas horas... te atrapalham, muito.
Nesta versão 12.2 (baixei a versão DVD e instalei FULL) os principais programas acompanhados estão quase todos em suas versões mais recentes, ou então uma pequena atualização na distribuição o deixará com eles nas versões mais atuais.

Gerenciador de Janelas:
kde 3.5.10
xfce 4.4.3
windowmaker
fluxbox
blackbox
fvwm2
twm

Kernel Linux: 2.6.27.7 / X Server: Xorg 1.4.2

A instalação do slackware continua a MESMA da versão 7, e bom, pelo que sei, essa é a mesma instalação que foi usada na versão 4, não procurei pra ver se na versão 1.0 já eram esses scripts com dialog em bash script, mas bom, pra quem já está acostumado é uma maravilha. Para quem não está, parece que você está indo destruir seu computador, e nunca mais vai tê-lo funcionando de volta. Mas é simples, e basta uma lida pela net que você descobrirá isso.

O CD/DVD de instalação do slackware também serve como cd de recuperação, basta escrever a linha que aparece na tela, e mudar para a partição que está instalada a distribuição.

Para instalar, basta nesta tela inicial não escrever nada e só apertar enter, a distribuição vai dar boot e iniciar um terminal. Se você souber um pouco de inglês, facilmente irá saber o que fazer a seguir, pois sempre tem escrito ou está implícito de forma lógica.

As diferenças (comparando com a versão 7.0) que notei nesta versão foram mínimas, um lilo com uma imagem bmp (adicionado na versão 12.1) e não mais o padrão de mensagem do lilo seja qual ele for e o uso do slackpkg por default, aliás essa aplicação é feita pelo piterpunk e é muito boa, de resto, só as aplicações recebendo atualizações e provavelmente por baixo devem ter mudado mais coisas que ainda não estou sabendo :)

Vou deixar alguns sites relacionados de alguma forma com a distribuição e com o passar do tempo vou postando o que fiz na minha distribuição para ela ficar mais agradável para mim. Lembrando que estou usando no meu notebook Acer Aspire 4530, portanto muita coisa vai ser voltada para notebooks e em especial para este, aliás já até fiz um .config do kernel para esse notebook, mais na frente eu posto ele aqui no blog para facilitar a vida de alguem que precise de um config mais específico para ele.

No mais, fica uma imagem de como está hoje meu sistema:
(KDE 4.2, xchat, audacious, pidgin, wicd e firefox rodando)

sites em português :

http://piterpunk.info02.com.br/index.html - O autor deste site tem um nível muito bom de conhecimento e ele publica muitas dicas, é recomendado para todos que usam linux.

http://www.slackwarezine.com.br/
http://www.slackbr.org/
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/
http://www.slackwarebrasil.org/

Sites em inglês:

http://www.slackware.org/ - site oficial no melhor estilo preto no branco.

http://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/ - forum oficial.

http://slackbuilds.org/ - baixar scripts.Slackbuild para auto gerar pacotes .tgz, muito bom, e você pode editar esses scripts para serem compilados de forma que extraia o máximo de seu computador.

http://www.linuxpackages.net/ - baixar pacotes pré-compilados no formato .tgz só procurar na lista, baixar e instalar.

http://www.slacky.eu/ - outro site excelente com vários pacotes pré-compilados.

Nenhum comentário: