Mostrando postagens com marcador madwifi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador madwifi. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 6 de março de 2009

Voltei a usar Slackware


Já faz muito tempo que usei o slackware pela primeira vez, para falar a verdade, foram há 10 anos! O primeiro contato veio com a versão 7.0 adquirida de alguma revista, lembro de ser um cd azul com o Linus Torvalds impresso nele, na época era dita a versão de linux mais difícil, porém a que você conseguiria aprender o máximo de comandos Linux/Unix e a que ia ficar mais rápido no seu computador.

Hoje em dia esse mito já caiu, provavelmente o gentoo consegue ser mais rápido que o slackware, talvez o arch seja tão rápido quanto o slack, mas uma coisa é certa, o slackware continua a distribuição mais próxima do Unix que eu conheço, a maior parte de suas configurações são por scripts, estes que aliás estão sempre fazendo um ótimo trabalho.

Depois de lançada a versão 5.04 do ubuntu e conhecido o mesmo por amigos na internet e depois através de um evento de software livre, resolvi dar uma chance ao que o mundo do ubuntu tinha a me oferecer, parabéns a canonical, o ubuntu é uma excelente distribuição.

Voltei para o slackware depois de estressar com as verificações de dependências do modelo debian de ser, e outros pequenos problemas que meu notebook que estava tendo quando usava o ubuntu (um beem alto e chato ao ligar, driver da nvidia meio louco com os textos no terminal) até achei que não ia resolver estes problemas (apesar de terem sido resolvidos) e voltei ao slack apenas mesmo por não ter mais problemas com as malditas dependencias, que horas te ajudam, mas algumas horas... te atrapalham, muito.
Nesta versão 12.2 (baixei a versão DVD e instalei FULL) os principais programas acompanhados estão quase todos em suas versões mais recentes, ou então uma pequena atualização na distribuição o deixará com eles nas versões mais atuais.

Gerenciador de Janelas:
kde 3.5.10
xfce 4.4.3
windowmaker
fluxbox
blackbox
fvwm2
twm

Kernel Linux: 2.6.27.7 / X Server: Xorg 1.4.2

A instalação do slackware continua a MESMA da versão 7, e bom, pelo que sei, essa é a mesma instalação que foi usada na versão 4, não procurei pra ver se na versão 1.0 já eram esses scripts com dialog em bash script, mas bom, pra quem já está acostumado é uma maravilha. Para quem não está, parece que você está indo destruir seu computador, e nunca mais vai tê-lo funcionando de volta. Mas é simples, e basta uma lida pela net que você descobrirá isso.

O CD/DVD de instalação do slackware também serve como cd de recuperação, basta escrever a linha que aparece na tela, e mudar para a partição que está instalada a distribuição.

Para instalar, basta nesta tela inicial não escrever nada e só apertar enter, a distribuição vai dar boot e iniciar um terminal. Se você souber um pouco de inglês, facilmente irá saber o que fazer a seguir, pois sempre tem escrito ou está implícito de forma lógica.

As diferenças (comparando com a versão 7.0) que notei nesta versão foram mínimas, um lilo com uma imagem bmp (adicionado na versão 12.1) e não mais o padrão de mensagem do lilo seja qual ele for e o uso do slackpkg por default, aliás essa aplicação é feita pelo piterpunk e é muito boa, de resto, só as aplicações recebendo atualizações e provavelmente por baixo devem ter mudado mais coisas que ainda não estou sabendo :)

Vou deixar alguns sites relacionados de alguma forma com a distribuição e com o passar do tempo vou postando o que fiz na minha distribuição para ela ficar mais agradável para mim. Lembrando que estou usando no meu notebook Acer Aspire 4530, portanto muita coisa vai ser voltada para notebooks e em especial para este, aliás já até fiz um .config do kernel para esse notebook, mais na frente eu posto ele aqui no blog para facilitar a vida de alguem que precise de um config mais específico para ele.

No mais, fica uma imagem de como está hoje meu sistema:
(KDE 4.2, xchat, audacious, pidgin, wicd e firefox rodando)

sites em português :

http://piterpunk.info02.com.br/index.html - O autor deste site tem um nível muito bom de conhecimento e ele publica muitas dicas, é recomendado para todos que usam linux.

http://www.slackwarezine.com.br/
http://www.slackbr.org/
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/
http://www.slackwarebrasil.org/

Sites em inglês:

http://www.slackware.org/ - site oficial no melhor estilo preto no branco.

http://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/ - forum oficial.

http://slackbuilds.org/ - baixar scripts.Slackbuild para auto gerar pacotes .tgz, muito bom, e você pode editar esses scripts para serem compilados de forma que extraia o máximo de seu computador.

http://www.linuxpackages.net/ - baixar pacotes pré-compilados no formato .tgz só procurar na lista, baixar e instalar.

http://www.slacky.eu/ - outro site excelente com vários pacotes pré-compilados.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Review Acer Aspire 4530

Ps: Last Update: 01/01/2010 - Updated info

Review do Acer Aspire 4530. Neste review peguei várias imagens e informações sobre o aparelho pela internet, portanto é comum um usuário que esteja pesquisando achar muita coisa de outros sites neste post. Os grandes atrativos desse notebook são: Preço, processamento dual-core e placa de vídeo nvidia geforce9100m que é bem melhor que qualquer placa de vídeo "Intel HD Graphics", mesmo para ver vídeos. Para jogar então, dispensa comentários.

No fim coloquei um vídeo que uma loja fez sobre o aparelho, dá para conferir alguns detalhes interessantes, no mais o TouchPad, o Teclado, as Caixas de Som, a Webcam, são todos de excelente qualidade dando um ótimo conforto ao usuário, esquenta um pouco, mas não tive nenhum problemas com ele em relação a isto, fiz testes e acima de 105°C o computador se auto-desliga, evitando assim queimar o processador ou placa de video.

[.] Processador: AMD Athlon X2 Dual-Core QL-60, 1.90 GHz, 2x512 KB, 64bits.
[..] Core Voltage: 0.950V

[...] TDP: 35W - 65nm SOI
[....] System Bus: 3600MHz
[.....] Informação adicional: Esse cpu para economizar energia trabalha em 900mhz e quando está com muitas tarefas, eleva seu clock ao seu máximo, 1900mhz. A voltagem em 900mhz é 0.9v e em 1.900mhz é 1.1v. Em overclock (usando um programa da nVIDIA para fazer isso), consegui chegar até 2233mhz estável. Testei mais de uma hora de stress test no CPU e na RAM usando o software Orthos. 235x9.5)

[.] Ram: 2 GB
[..] 2xHynix 1GB 5-5-5-15 DDR2 667MHz
[...] Informação adicional: As minhas DDR2 aguentaram o overclock do CPU muito bem. O clock delas tava em 392MHz após o overclock.

[.] HD: TOSHIBA 120GB 5400RPM, SATAII-300, NCQ, 8MB Cache
[..] Informação adicional: Fiz 55mb/s no teste do everest com este HD, não esqueça de instalar o driver do chipset
nforce 20.08.

[.] Drive DVD: (Toshiba Samsung Storage Technology) TS-L633A.
[..] Informação adicional: Ainda não consegui atualizar a firmware desse driver.

(imagem com detalhes do display, retirado de: http://www.lgdisplay.com)

[.] Monitor: LG Philips LP141WX3-TLN1 14.1' 1280x800

[.] Audio: RealTek ALC 888S

(imagem com detalhes das diferenças dos chips da Realtek.)

[.] Chipset: nVIDIA nFORCE MCP77MH
[..] Placa de Vídeo: nVIDIA GeForce 9100M G 256MB - Até 895 MB, DirectX 10.0 Shader Model 4, PureVideo HD, CUDA, PhysX.
Processor Cores: 8
Gigaflops: 26
Texture Fill Rate (billion/sec): 3.6
Memory Interface Width: 128bit
Memory Bandwidth (GB/sec): 21GB/s

[...] Informação adicional: É considerada superior a GeForce 8400M GS pelo site: Notebook Check Em overclock consegui manter estável em GPU: 585MHz e Shader Processor: 1500MHz usando o programa da nVIDIA, nTune. Com o driver 185.20 consegui chegar em 4.2 no Windows Experience Index.


Site da NVIDIA com maiores informações.

[.] Webcam: Acer Crystal Eye Webcam - Com suporte a baixa luminosidade

[.] Versão atual do BIOS: v0.3335.

[.] Periféricos
[..] 3x USB 2.0
[..] Leitor de Cartão: Realtek USB 2.0 Card Reader
[..] Modem: HDAUDIO Soft Data Fax Modem with SmartCP
[..] Rede 'cabeada': Broadcom NetXtreme Gigabit Ethernet

Site da Broadcom com maiores informações

[..] Rede 'sem fio': Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter 802.11 b/g

Site da Atheros com mais informações

Depois gravei o dvd de restore (no programa acer ezRecovery), apaguei a partição da ACER, mudei o tamanho da partição do windows, formatei, reinstalei o windows pelo dvd de restore, e percebi uma coisa. O Windows Vista que vem no notebook todo configuradinho, não instala o driver da placa mãe, nforce, fui ao site da ACER, baixei e instalei. No teste do Windows Vista ganhei '0.1' ponto, só por fazer isso, traduzindo, ganhei velocidade ;)

Baixe o driver do nforce aqui, assim como update de bios também, o nome do arquivo é Chipset_NV_v, só baixar, descompactar e instalar ;)

Ps. No site da nvidia tem o driver do chipset mais novo (20.08, esse da acer está no 17.05, eu atualmente estou usando o da nvidia mesmo, mais novo :D).

Outra coisa que fiz foi tirar quase todos os programas que vem. (ps. como vem 'LIXO' nesses windows configurados pelas montadoras...)

Meu novo Windows Experience Index:

CPU: 4.9
Memory: 5.9
2D Graphics: 4.2
3D Graphics: 4.5
Hard Disk: 5.3

(nota que meu score foi um pouco diferente do blog que eu comentei que ia tirar informações)

Agora a parte legal da história, instalar um Linux.

Estou usando o ubuntu 9.04 com os updates e todo o hardware é compatível, muito bom :)

O vídeo fiz funcionar com alta resolução clicando na versão 180.44 que o próprio ubuntu perguntou se eu queria habilitar, o fiz e funcionou perfeitamente.

A WIFI fiz exatamente como no meu próprio post aqui do blog, e funcionou perfeitamente.

Ps. Fui tentar instalar o WINDOWS XP e tive um BSOD na instalação (weee!) mas tem solução, basta entrar na bios, e mudar a forma como a controladora usa o HD de AHCI para IDE.

Fiz upgrades no meu notebook, agora estou com 4G de ram e um HD de 500g, tudo funcionando perfeitamente, testei a placa de rede gigabit e no primeiro e único teste até hoje consegui uma transferência de 25mb/s (o dobro de uma placa de rede 100mbit), no mais meu notebook está agora com quase um ano e funcionando perfeitamente.

Apareceram novas versões deste modelo (4530-XXXX) que agora vem com processador 2.0ghz hd 320g e 3 ou 4g de memória. Considero uma excelente compra. Em Manaus aonde as coisas são caras (não se iluda com a zona franca) um amigo meu já conseguiu comprar a vista por R$1500 na loja InfoTech da rua Belo Horizonte.

Porque acho este note uma boa? Simples, a placa gráfica integrada dele é superior a todas as soluções da Intel existente e também superior as soluções da ATi.AMD mais comuns do mercado que no caso são as HD3100/HD3200. Este tipo de informação sobre qual placa é melhor é bastante relativo por causa do preço do notebook, mas tendo os preços, eu verifico o desempenho da placa no site "Notebook Check" o qual já comentei aqui no blog.

Links Úteis:

Blog com os drivers para XP do Aspire 4530
Como instalar a WIFI no LINUX
Download do UBUNTU 9.04
4530 no suporte da ACER
GeForce 9100M na NVIDIA
ATHLON X2 QL na AMD
AMD Turion Utilities: Site da AMD com alguns programinhas pro processador.
Battery Doubler 1.2.1: Programa interessante para consertar problemas e fazer a bateria durar mais.
expertester: Outro review, num blog em ingles.
lsmod.net: Outro review deste aparelho, num blog brasileiro, também falou sobre linux nele.
ubuntuforums: Nesse link um usuário fez um pacote de configurações pro 4530 pro ubuntu, entre elas, fazer o led da wifi piscar :), ativar o dkms pro driver da rede wifi (auto-recompilação do modulo quando sai kernel novo) e etc.
Link para o produto no Mercado Livre: Para ativar o bluetooth do Acer Aspire 4530-5267 precisa comprar o módulo bluetooth que se parece com este deste link.

Video-Review do aparelho:


Notebook Acer Aspire 4530 - The funniest bloopers are right here

(visão de toda a placa)
(memoria ram)

(processador + dissipador)

(outra visão de toda a placa)

4530 (esquerda) Vs. 4520 (direita)

(essa parte traseira é muito bonita, tem um degrade azul-preto lindo.)

domingo, 1 de junho de 2008

Instalando o MadWiFi no ubuntu hardy

Já havia postado sobre isso no review que fiz para o Acer Aspire 5315, mas achei que ia ficar muito difícil de ser encontrado, e preferi separar num post a parte.

Testei uma versão do SVN do MadWiFi (madwifi = driver da placa de rede Atheros AR242x/AR5007EG para Linux) e funcionou, perfeitamente, tive acesso as opções de economia de energia e etc, gostei muito deste driver, aqui vai como fazer:

*Lembrando que esta é uma versão especial para quem tem AR5007 (ar242x)*, mas também irá funcionar em vários outros modelos.

Baixe a versão mais nova em: http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6/

abra um
console(terminal) e digite:

$ sudo -s
$ cd /
$ wget http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6/madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402.tar.gz

(isto irá fazer o download, quando acabar prossiga com os comandos)

$ tar xzvf madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402
$ apt-get -y install build-essential
(isso irá instalar o pacote que vai permitir compilar o driver, quando acabar prossiga)

$ cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402
$ madwifi-unload
(esse comando irá remover tudo referente ao madwifi que possa estar carregado)
$ make install

(esse comando irá compilar e instalar os pacotes, vai levar algum tempo até parar)

$ iwconfig

se funcionou, irá aparecer algo como
:
ath0 IEEE 802.11g ESSID:"" Nickname:""
Mode:Managed Frequency:2.437 GHz Access Point: 00:0F:B5:ED:06:52
Retry:off RTS thr:off Fragment thr:off
Power Management:off

**EDIT**

patch novo pro kernel?

$ sudo madwifi-unload
$ cd madwifi-hal-10.5.6... (seja como for o nome da pasta que voce usou para instalar a primeira vez)
(esse hal 10.5.6 tem no site do madwifi -> compatibilidade -> AR5007EG)
$ sudo make install
$ sudo modprobe ath_pci

**FIM DO EDIT**
Aqui funcionou, espero que dê certo para todos, tente reiniciar caso não tenha funcionado ainda e diga adeus ao ndiswrapper.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Review Acer Aspire 5315.

Adquiri um Acer Aspire 5315 com Celeron M 550, 1MB cache, 2.0GHz, baseado no Core2duo mobile com a core merom, 65nm, é 64Bits, é de fato um T7300 cortado ao meio, 1GB Ram, 2xHynix 512MB 4-4-4-12 667MHz, 120G HD, 5400 RPM, 8MB Buffer, SATA2 NCQ, a VGA é uma Intel GMA x3100, o som é um RealTek HDA, chip ALC268, mas no linux detecta como Intel HDA, funcionou tudo perfeitamente, tanto no Linux, quanto no Vista.

Este notebook tem webcam e para funcionar no linux, instalei o Cheese, no Vista tem um programa no site da Acer, Acer CrystalEye Webcam. A wifi eu botei o driver mais recente pra Windows XP no ndiswrapper e funcionou. ok, ndiswrapper "sux" por não ser nativo, mas deu preguiça de testar o madwifi nesse primeiro momento, depois instalei esse driver chamado de MadWifi e funcionou muito bem, podendo-se ativar funções para economizar energia e etc, recomendo instalar também o pacote 'wavemon'.

A Crystal Eye (nome da webcam), tem resolução máxima de 640x480, achei simples, mas está ali pregado na tela, não atrapalha em nada assim como o microfone.

A Tela do note é WXGA CrystalBrite, particularmente eu odiava este tipo de tela (conhecida entre amigos por "espelho"), mas já estou começando a gostar e me adaptar a minha nova vida, de poder saber o que se passa na retaguarda. Brincadeiras a parte, achei a tela muito boa. Ah sim, 15.4' Chi Mei N154I2-L05 gamma de 2.20, 8ms res: 1280x800.

O processador, para quem não conhece Celeron M, por mais que seja baseado em CPU de Núcleo Duplo, a Intel, corta além da cache, um núcleo, logo o cpu é um Single Core (Núcleo Único) 2.0ghz com fsb 533, a Intel também corta o speedstep nativo e o suporte as instruções de virtualização. Tem como por um speedstep via software, mas ATUALMENTE, precisa jogar um patch pra dentro do kernel e recompilar, maiores detalhes sobre isso, no post scaling back @ celeron m 5xx!

Este Celeron tem TDP entre 35 e 45.5W segundo o Lavalys Everest, o cooler é ULTRA silencioso e, neste socket dá para por até o CPU mais top da intel hoje, no caso seria o Core2Duo T9600 2x2800mhz 45nm 6mb de cache.

Na parte da tampa do notebook, a parte de cima toda é o que a Acer chama de SignalUP, simplesmente uma Antena WiFi, ideia essa que fez este aparelho ter a melhor potência de sinal de todos que já usei, bem interessante, e tem um design bonito até, basta ver na figura ao lado, a wifi desse notebook segue o padrão 802.11G caso interesse pra alguém, a marca da placa é Atheros 242X (AR5007EG).

O chipset é o Intel GL960 (82GL960), tem TDP de 13.5W e aparentemente pega no máximo 2GB de ram (suporta até fsb800). A GMA x3100 até parece uma boa placa para fins gerais, o linux e o windows estão 100% compativeis com ela. Alguns jogos mais antigos funcionam bem para ter uma idéia de desempenho, ela é um pouco inferior a uma 7000M ou ATi XPress 1250 e bem inferior a GeForce 8400M.

Consegui assistir video HD 720p perfeitamente, não tentei 1080i, mas recomendo ter o Mplayer Classic para esse tipo de coisa no windows, e no linux o SMPlayer.

A ram é 667 e está rodando a 533, culpa do fsb do cpu? não sei mudar, bios de notebook é toda travada não tem muitas opções para isso.

O MousePad foi algo que me chamou a atenção, eu usava um Itautec W7630, e este tem um pad bem macio, ja o do Acer5315 é... aspero, na hora de comprar achei horrivel, no segundo dia, achei estranho ainda, no terceiro dia de boa, depois fui pegar o w7630, e pensei comigo, "nossa, isso eh macio demais pro meu gosto.", em outras palavras é diferente, mas não mata.

No aparelho veio o Windows Vista o qual eu usei para testar algumas coisas e ver algumas informações. Primeira coisa que fiz no Windows Vista (além dos mil updates), remover toda a tranqueira da acer... Por padrão vem uma ENORME quantidade de programas INUTEIS. Ah e se sentir falta de algo que você removeu, no proprio hd, C:\Acer tem tudo que estava instalado... Eu removi os programas sem medo e gravei essa pasta em CD, e obviamente, removi a pasta =p.

O Windows Vista ficou legal, mas ao meu ver, poderia ter ficado melhor, neste notebook e em dezenas de outros aparelhos, por causa da quantidade de memoria ram (sim, 1gb é pouco). Eu sou um pouco exigente e recomendo aos usuários deste aparelho, ou terem paciência, ou comprar mais ram, ou mesmo usar GNU/Linux (eu fui pra ultima alternativa.). Sobre distribuição Linux, eu botei Ubuntu 8.04, mas acho que Mandriva, Fedora e Gentoo devem ficar muito legal pra Desktop também (notebook com gentoo==geek. :D).

O gravador de dvd, Matshita UJ870QJ, não tem lightscribe, mas por algum motivo o serviço de lightscribe no windows vista estava ativado, eu desativei, assim como desativei 300 outras coisas no msconfig e no services.msc (iniciar, executar, msconfig | iniciar, executar, services.msc), desligar Tablet PC, indexing, desfrag automatico e blablabla, recomendo ativar a opção de desempenho pro HD, ela é ótima para notebooks. (qualquer dúvida nessas coisas que vou falando, só me perguntar depois.)

O HD, hitachi, vem particionado em 3 partições, 1 oculta de 20gb com o Rescue da Acer, uma de 50gb com o Windows Vista+"Acer Trash" e outra com 50GB livre.

Ainda conta com +3 Portas USB, Ethernet (segundo o Windows, é Gigabit, segundo a acer 10/100 (?)), saída VGA, e SVideo, modem 56k e a bateria é de 6 celulas 4500mAh, o linux diz que ela vai até 48,6Wh de Carga Nominal e o fabricante diz até 2,5h.

*ps - eu fiz o update do bios para a versão mais recente, 1.43, veio de fabrica na 1.29.
*ps2 - é normal não poder alterar a quantidade da memoria de vídeo no bios, a placa pode pegar até 252MB do sistema quando precisar. (e se tiver disponível)

Observações para usuarios de windows:
* Remover todos os trash da acer;
* Procurar um bom guia de Tweak Vista;
* Comprar pelo menos mais 1GB de ram;
* Manter a partição da ACER para um eventual "rescue";
* Aprender a usar o msconfig, e etc, e fechar todos os aplicativos não utilizados e remover suas respectivas inicializações automaticas;
* Atualizar o driver da placa de video caso você vá tentar jogar alguma coisa; (Testei flatout2, GTA San Andreas e Oblivion, bom, dá para se divertir um pouco) http://www.intel.com
* Atualizar o driver de som, idem acima. http://www.realtek.com.tw

Observações para usuarios de linux:
* Ubuntu 8.04 32 funcionou perfeitamente, com excessao do microfone;
* Ubuntu 8.04 64 não iniciou o cooler (bug no acpi?), o que gerou excesso de calor (isso é sério e pode queimar o cpu, no meu caso ele se desligava automaticamente, (sistema de proteção funcionou :D, ainda bem!)), e o driver da wifi, tanto o madwifi e quanto o ndiswrapper não funcionaram na versão 64bits. Recomendo ficar LONGE da versão 64bits pelo menos por enquanto, neste notebook;
* Instalar o Compiz Settings Manager (sudo apt-get install simple-ccsm);
* o efeito de chuva não funcionou aqui :/ alguem sabe resolver isso? eu gosto dele. :P
* instalar o pacote do "open terminal here" no gnome, isso ajuda demais :D (sudo apt-get install nautilus-open-terminal);
* instalar o wine do site http://www.winehq.org, na pagina, na parte de downloads vai ter explicado como voce por o repositorio oficial. A vantagem é ter sempre o wine mais novo;
* instalar os pacotes linux-restricted-modules-generic, linux-restricted-modules-common, ubuntu-restricted-extras para ter java, flash, e mais um monte de coisa tipo fontes e etc... (sudo apt-get install linux-restricted-modules-generic linux-restricted-modules-common ubuntu-restricted-extras );
* para player de audio eu uso o Audacious. (visual igual winamp, baseado no xmms mas usa gtk2).

Bom, explorei ao máximo o que tinha para falar do aparelho e do sistema funcionando nele. Já usei vadios ACER ASPIRE e particularmente achei-os bem parecidos, então essas dicas podem funcionar pros outros, normalmente o que muda é processador/placa de video e quantidade de ram/tamanho hd, se vem com windows ou linux e etc.

Ps. Sobre o ultimo post (*kernal panic*), é bom sempre ter a mão um rescue-boot, hoje em dia a necessidade de te-lo caiu bastante, mas acho que ainda não desapareceu, qualquer coisa que possa tirar o grub do funcionamento correto (ou lilo, apesar de que faz tempo que não ouço nada dele) pode parar seu computador, um rescue boot e algumas linhas editadas no console resolveriam isso em segundos.

***EDITADO***

Consegui fazer o microfone interno funcionar no ubuntu 8.04, não era nenhum mistério, clickar com o botao direito no alto falante do lado do relógio, em Arquivo -> Alterar dispositivo clickar em HDA INTEL, depois em Editar -> Preferências, marcar todas, dai por o MIC BOOST em 50% (o resto todo eu deixo em 100%) e na aba "Recording" (Gravando) tudo no maximo também, em "Options" o Input Source estava MIC, eu mudei para FRONT MIC e funcionou. Fiz tantas ligações pro botzinho do skype que a mulherzinha lá vai sentir minha falta, certeza. :D

Esse "bug" está relatado no launchpad: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-meta/+bug/188972 foi aonde eu vi como resolver. Pronto, agora o notebook está 100% compativel com o Linux.

Mais uma coisa, em Sistema -> Preferencias -> Som -> Dispositivos -> Captura de Som, marque Servidor de Som PulseAudio, senão o Gravador de Som do gnome2 não funcionará.

***EDITADO - 2***

Testei uma versão do SVN do MadWiFi e funcionou, muito bem! Tive acesso as opções de economia de energia e etc, gostei muito, aqui vai como fazer:

fiz um post sobre isso aqui: Instalando o MadWiFi no Ubuntu hardy.