domingo, 8 de junho de 2008

Melhor sistema de arquivos!

Estive pesquisando bastante estes dias para saber qual "o melhor sistema de arquivos". Já consegui bastante dados até o momento.

(para quem estiver interessado sobre isso, de uma conferida nesses sites abaixo)

http://wiki.novell.com/index.php/File_System_Primer
http://www.oracle.com/technology/pub/articles/calish_filesys.html
http://fsbench.netnation.com/

Segundo este ultimo link dá pra se ter uma idéia que provavelmente os melhores file system são JFS e XFS, eu tenho uma preferência pelo ultimo, pois para dar um reboot nele simplesmente foi muito rápido, a minha pesquisa incluiu ext3, jfs, xfs, reiserfs.

ext3, se eu não me engano, é feito pela redhat, é uma versão com journaling do ext2, é estavel, é seguro, tem problemas de escalabilidade tem um consumo de cpu médio e é dito ser o que tem as melhores ferramentas para recuperação em casos de desastre.
JFS é feito pela IBM, o seu ponto forte é ter o menor consumo de cpu dentre os que eu pesquisei além de ser estável e seguro, porém com uma grande quantidade de arquivos ele começa a ficar devagar...
ReiserFS, feito pela namesys, empresa do Hans Reiser o qual não precisamos saber nada sobre ele para usar o file system criado com suas idéias. Tem o maior consumo de cpu de todos os sistemas de arquivo, é também bastante rápido, e seguro e sua próxima versão será o filesystem mais rápido de todos.
XFS é feito pela XGI, tem o segundo menor consumo, bem próximo ao JFS, tem uma escalabilidade ótima, é estavel, mas não é nem recomendado ser usado caso não se tenha uma um dispositivo rodando numa bateria, facilmente corrompido em quedas de energia, em contrapartida é rápido demais para se dar um reboot nesse file system, e ele manipula arquivos grandes muito bem, e os pequenos ele guarda dentro do próprio inode.

Então o provável melhor file system para um computador pessoal seria algo entre o JFS e o XFS, e eu iria preferir o último por causa da velocidade boot, e, tenho computadores com bateria (notebook/nobreak).

sábado, 7 de junho de 2008

Criando hash com arvore no ext3

Primeiramente, explicar a necessidade disso, o ext3 tem problemas com a escalabilidade, seus diretórios tem um limite relativamente pequeno para a quantidade de arquivos a serem guardados ali dentro, isso é uma herança do ext2 (o qual o ext3 é completamente baseado), mas já existe uma solução para isso, que é um ext3-htree, pode ser feito sem medo pois não irá danificar seu file system.

Para criar hash com árvore (htree) no ext3, existe um comando bem simples, o que será feito é o seguinte: o ext3 irá criar (ou atualizar) o uma tabela hash para tornar seu sistema capaz de guardar mais de 5000 arquivos num diretório (a explicação é bem mais técnica que isso, todo diretório tem um "arquivo" que diz quem está dentro deste diretório, com esse comando a organização desse arquivo usará uma tabela hash, é o que eu acho.), hash é um tipo de estrutura de dados, e arvore é outra, são ambas utilizados pelo ext3.

Primeiramente, veja se seu computador tem uma unidade em ext3, e se tiver qual é:
abra um terminal (console) e digite:

$ mount | grep ext3 | awk '{ print $1 }'

se não aparecer nada, provavelmente você não usa o sistema de arquivos Ext3, se aparecer mais de uma linha, faça o comando tune2fs a quantidade de vezes que for necessária para suprir todas as linhas.

o comando é:
$ sudo tune2fs -O dir_index /dev/seudisco

depois:

$ sudo updatedb
(este último comando não irá retornar 'nada', se isso acontecer, é porque tudo correu bem)

o único teste de desempenho que conheço para hds no linux eh o hdparm -t /dev/seudisco porém provavelmente não irá mudar nada depois deste comando acima, afinal o que foi feito não aumenta a velocidade que o disco é lido e sim, criará a possibilidade de guardar uma grande quantidade de arquivos num único diretório.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pacotes essenciais para o ubuntu 8.04

Durante o mês passado e o início desse mês, instalei ubuntu 8.04 em pelo menos 5 notebooks diferentes e ajudei a configurar vários outros. De tanto fazer isto, estava para criar um script para deixar configurado e ter disponível quase tudo que um usuário 'normal' precisa.

(curiosidade, mudei o titulo desse post 3x: Instalei o ubuntu 8.04 e agora?, configurando o ubuntu 8.04, pacotes essenciais para o ubuntu 8.04)

(os usuários de outras distros vão ter que me desculpar, faz pelo menos 3 anos que eu só uso ubuntu, bom no fim, tudo é linux.)
Clickando nos links dos pacotes, já vai instalá-los um a um, mas lá embaixo eu dou o comando para instalar todos de uma vez só, o que é mais rápido...

ouvir mp3 no melhor estilo winamp-like: audacious
(feito baseado no código fonte do xmms, porém em GTK2, se eu não me engano é até feito pelos mesmos autores do xmms.)
ver videos, com todos os codecs: ubuntu-restricted-extras, vlc, mplayer
(o restricted extras instala o flash9, codecs de audio/video, java e fontes, é recomendado.)
(o vlc é muito bom para ver vídeo com deifeto no download (!) e o mplayer é bem rápido e configurável.)
irc: xchat
(eu além do xchat uso o irssi, que é modo texto)
rodar aplicativos windows no linux: wine
(tem no repositorio do ubuntu, mas o do repositorio oficial do wine é sempre mais atualizado.)
(será que ainda hoje sai o wine versão 1.0 final??? :D será será? (o será será é especial pro x-euro-x))
navegador alternativo: opera
(o opera é um excelente navegador, eu uso como meu principal)
configurar o compiz: simple-ccsm
(com o simple-ccsm, é possível ativar vários recursos do compiz)
compilador: build-essential
(é sempre bom ter este pacote, as vezes algum driver precisa ser compilado e etc...)
para webcam: cheese
(não vou por este na lista lá embaixo, poucos tem webcam.)
leitor de ebooks no formato chm: gnochm
(o povo do evince não vai suportar chm tão cedo, então este programa ajuda bastante.)
plugin para o nautilus: nautilus-open-terminal
(com esse plugin, da pra abrir um terminal na pasta que voce está clickando com o botao direito e indo em abrir terminal aqui, muito útil)

Pondo tudo isso pra baixar...

primeiro, caso queira ter o repositorio oficial do wine, faça o seguinte:

Abra um terminal ( console ) e digite:

$ wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add -

$ sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

e agora pra baixar os programas da lista la de cima:

$ sudo aptitude update

$ sudo aptitude -y install audacious ubuntu-restricted-extras vlc mplayer xchat wine opera simple-ccsm build-essential gnochm nautilus-open-terminal

Demorará algum tempo, tem bastante pacotes nesse comando, a idéia de usar o aptitude é para baixar também os plugins para o audacious, que são bem legais.

(a diferença entre aptitude e apt-get é que o aptitude baixa os pacotes "recomendados" pelo apt-get além dos que foram pedidos pelo usuário.)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Avant Window Manager

O AWN é "uma taskbar usando vários efeitos 3d", precisa ter o compiz instalado e funcionando perfeitamente para ativá-lo. O resultado é muito bonito, porém muitas pessoas tem problemas ao usá-lo. Aqui, ainda bem, está funcionando perfeitamente, talvez seja porque eu peguei uma versão já toda preparada que tem no repositório do ubuntu.

(quem quiser, faça o comando abaixo:)

$ apt-get install awn-manager

para executá-lo basta ir em Aplicações -> Acessórios -> Avant Window Navigator.

como ele serve para substituir a taskbar do gnome2, eu recomendo remove-la.

e para por o AWN para iniciar junto com o gnome, basta ir em Sistema -> Preferencias -> Sessões na tela que irá abrir, aperte Adicionar e escreva:

Linha 1: Avant Window Navigator

Linha 2: avant-window-navigator

Linha 3: Avant Window Navigator

Aperte ok, fechar e desfrute do Avant ;D

aqui tem informações legais sobre ele:
http://leandrow.net/instalando-um-dock-no-ubuntu/

e no vídeo abaixo você vai vê-lo em funcionamento junto com o compiz!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sobre baterias de lítio.

Achei uma página contendo bastante informações sobre as baterias de lítio, então quem quiser ficar por dentro, leia aqui: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/baterias/

terça-feira, 3 de junho de 2008

scaling back @ celeron m 5XX !

Consegui devolver o scaling aos celeron m da serie 500.

mas primeiro, o que é scaling?

É uma técnica usada pelo sistema operacional em conjunto com o processador para controlar o clock do processador (clock nesse caso = velocidade). Em cpu pentium m, core, core2 isso já é padrão... em CPU celeron a fabricante retirou o suporte via Hardware desta tecnologia, logo, por mais que não seja necessário, o computador estará trabalhando na velocidade máxima (leia, gastando energia, sem produzir nada, digo mais, totalmente CONTRA o Green Computing), com o scaling ativado e mais precisamente, setado em 'ondemand', o computador se auto-ajustará para o menor clock necessário para você não sentir lentidão no que está sendo trabalhado e com isso, irá economizar bateria do seu notebook, ou mesmo, lhe fazar pagar uma conta de luz mais barata, note que em processadores pentium m, core e core2 além de abaixar o clock, também abaixa a voltagem que o processador recebe, no caso do celeron, nem com isso que eu fiz a voltagem abaixará, portanto um cpu core2 economiza mais energia por ter isso. (*mas por ser duas cores consome mais, omg e agora? no final consome mais ou menos? não sei, um dia eu testo isso :P*)

Ativar o scaling via software para o celeron m é bem simples, num terminal do linux digitar:

$ sudo modprobe p4-clockmod

Se não aparecer nenhuma mensagem de erro, ótimo :P é normal que "aparentemente" não aconteça nada ao digitar isto.

o proximo passo agora seria mudar o scaling_governor para um que não mantenha o cpu sempre no máximo (eu recomendo o ondemand), e é assim que se faz isso:

$ echo ondemand | sudo tee -a /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor

para saber o clock que o cpu está no momento, basta escrever:

$ cat /proc/cpuinfo | grep MHz (note que o MH são em maiúsculos).

Isso tudo acima seria muito bonito, se o p4-clockmod suportasse o celeron m da serie 500 =P (o serie 300, e 400 suporta normalmente, eu mesmo já usei isso num 380.)

ok, então como resolver isto?
bom, para os usuarios de: Celeron M serie 500, ubuntu hardy com kernel 2.6.24 basta seguir minhas instruções.

abrir um console(terminal) e digitar:

$ sudo su

aptitude install linux-ubuntu-modules-`(uname -r)`
(vai downloadear os modulos para sua versão do kernel, siga adiante quando terminar)

$ cd /lib/modules/2.6.24-17-generic/kernel/arch/x86/kernel/cpu/cpufreq/
(ps, seu kernel pode não ser o -17, modifique se precisar)

$ rm p4-clockmod.ko
$ wget http://launchpadlibrarian.net/14874674/p4-clockmod.ko
(depois posto um link próprio.)

$ sudo modprobe p4-clockmod
(daqui pra baixo é repetindo o inicio do post).

$ echo ondemand | sudo tee -a /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor

Quem não usa o ubuntu, tem um post no launchpad que tem as informações necessárias para outras distros, notem que lá no fim eu postei esse meu módulo já compilado.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

UniChrome, OpenChrome no Ubuntu Hardy.

Já tem algum tempo que a VIA lançou seus drivers para Linux, incluse com suporte ao Compiz e etc. (precisa editar o /bin/compiz na linha whitelist e adicionar unichrome lá para funcionar). Pouca gente sabe, mas desde o ubuntu 7.04 já tem drivers da VIA assim, o maior problema é que nem sempre eles funcionam. (não suportam todos os hardwares) :(

Aqui vai o link para quem quiser tentar: http://linux.via.com.tw/
(boa sorte, se você tiver um hardware compativel, és um sortudo!)

Comigo, no notebook que estava testando, o UniChrome (nome dado ao driver, feito pela VIA para suas placas), funcionou muito bem, com apenas um defeito, fatal..., o LVDS (conexão da placa mae com o display do monitor), parou de funcionar, em outras palavras, eu tive que usar um monitor externo, para poder usar o notebook, a aceleração 3D estava ok, tinha compiz, tinha tudo, menos o lvds :( e notebook para usar monitor externo... só poder ser brincadeira... de mal gosto.

Foi então que precisei instalar o OpenChrome (que é o driver para as placas da VIA, mas feito pela comunidade opensource), e de preferência, a versão mais nova (direto do SVN), num Notebook Itautec W7630 (VT3314), achei na net um script e melhor ainda, achei na net uma pessoa que traduziu o script.

(mais facil que isso, só se voce não precisasse ler todo esse texto para ter isso funcionado)

Fiz algumas sujestões ao autor do script traduzido, e ele fez as modificações necessárias, o que restou foi um script mto bom que faz tudo para o usuário ter o OpenChrome mais novo.

Infelizmente, até o momento, o OpenChrome não suporta o compiz, mas já é uma aceleração 2D e um pouco de 3D mas, já ajuda a ver filmes, alguns joguinhos (xmoto, fretsonfire...) e etc.

Pegue aqui o script.

e aqui vai o blog do lenon, ele quem traduziu e também dá as instruções para fazer funcionar este script. (que por acaso é bem simples)
http://blogdolenon.blogspot.com/2008/05/instalando-o-openchrome-no-ubuntu-hardy.html

domingo, 1 de junho de 2008

Instalando o MadWiFi no ubuntu hardy

Já havia postado sobre isso no review que fiz para o Acer Aspire 5315, mas achei que ia ficar muito difícil de ser encontrado, e preferi separar num post a parte.

Testei uma versão do SVN do MadWiFi (madwifi = driver da placa de rede Atheros AR242x/AR5007EG para Linux) e funcionou, perfeitamente, tive acesso as opções de economia de energia e etc, gostei muito deste driver, aqui vai como fazer:

*Lembrando que esta é uma versão especial para quem tem AR5007 (ar242x)*, mas também irá funcionar em vários outros modelos.

Baixe a versão mais nova em: http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6/

abra um
console(terminal) e digite:

$ sudo -s
$ cd /
$ wget http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6/madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402.tar.gz

(isto irá fazer o download, quando acabar prossiga com os comandos)

$ tar xzvf madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402
$ apt-get -y install build-essential
(isso irá instalar o pacote que vai permitir compilar o driver, quando acabar prossiga)

$ cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3968-20090402
$ madwifi-unload
(esse comando irá remover tudo referente ao madwifi que possa estar carregado)
$ make install

(esse comando irá compilar e instalar os pacotes, vai levar algum tempo até parar)

$ iwconfig

se funcionou, irá aparecer algo como
:
ath0 IEEE 802.11g ESSID:"" Nickname:""
Mode:Managed Frequency:2.437 GHz Access Point: 00:0F:B5:ED:06:52
Retry:off RTS thr:off Fragment thr:off
Power Management:off

**EDIT**

patch novo pro kernel?

$ sudo madwifi-unload
$ cd madwifi-hal-10.5.6... (seja como for o nome da pasta que voce usou para instalar a primeira vez)
(esse hal 10.5.6 tem no site do madwifi -> compatibilidade -> AR5007EG)
$ sudo make install
$ sudo modprobe ath_pci

**FIM DO EDIT**
Aqui funcionou, espero que dê certo para todos, tente reiniciar caso não tenha funcionado ainda e diga adeus ao ndiswrapper.