terça-feira, 17 de junho de 2008

SMPlayer

SMPlayer é um frontend para o já conhecido player de videos para linux 'mplayer', este frontend tem muito mais configurações que o 'GMPlayer' e é bem simples de utilizá-lo.

Uma coisa que gostei foi poder configurar o som para sair acima de 100% (estava querendo por o som do vídeo bem alto aqui no notebook, coloquei em 400%! Em 600% tava meio chiado...), dá para setar filtros, deinterlace, aspect ratio, o mplayer pelo menos no meu pc tem algum problema que ele não poe as legendas direito quando tem acentos (fica algo como elé a feliz, e era pra ser ela é feliz) e consegui ativar suporte a legendas ".ssa" facilmente, a partir dos menus.
Eu sempre gostei do mplayer, usava-o pelo gmplayer, mas por ter tido alguns problemas (como o da legenda), fui buscar outros players, no caminho encontrei o VLC e agora o SMPlayer, achei muito bom os dois, preferindo o ultimo por ter muitas configurações *_* e serem de modo descomplicado. Também dá para ativar um ícone no tray, tem bastante coisa legal nele :D

Para instalá-lo, basta abrir um console e digitar:

$ sudo aptitude -y install smplayer

E depois ir pelos menus do gnome2 em Aplicações -> Som & Vídeo -> SMPlayer.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Um dia de fúria!

Quem nunca teve vontade de quebrar tudo um dia? : D
Controle-se e tome um copo d'agua, senão...

(ninjado do eupodiatamatando.com)

domingo, 15 de junho de 2008

Firefox Download Day 2008

A Mozilla Foundation quer entrar para o Guiness Book com o recorde mundial do software mais baixado com o firefox 3, para isso ela está promovendo o FireFox Download Day 2008, que será no dia de lançamento da nova versão do FireFox.
Quem quiser participar, é so ir no site abaixo clicar na imagem vermelha 'PLEDGE NOW' e fornecer o seu email.

Mais informações:
http://www.spreadfirefox.com/worldrecord/
http://www.mozillazine.org/talkback.html?article=23871
A data de lançamento do Mozilla Firefox 3.0 é 17/06/2008, portanto, nesta terça, por uma web melhor, participem!
*edit*
troquei a imagem por uma com mais qualidade.

sábado, 14 de junho de 2008

Medibuntu

Medibuntu é um repositório oficial de pacotes do ubuntu que não puderam ser adicionados ao release principal por questões legais, em alguns países, alguns pacotes não são permitidos a livre distribuição (o que eu ouvi é que o brasil não está incluído nesta lista).
Rmvb no ubuntu, foi procurando por isto que achei este repositório, para configurá-lo e por consequência instalar os codecs de audio/vídeo que vão permitir a visualização de qualquer video no ubuntu, aqui vai como fazer:

abrir terminal e digitar:
(se for ubuntu 8.04)
$ sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
(se for ubuntu 8.10)
$ sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/intrepid.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
$ sudo apt-get update && sudo apt-get install medibuntu-keyring && sudo apt-get update

$ sudo aptitude install w32codecs libdvdcss2 -y && sudo apt-get -y dist-upgrade

Tem também nesse repositório os pacotes:
Acrobat Reader
Google Earth
IBM Java Runtime Environment
SUN Java Runtime Environment
Opera
Real Player
Skype

E os plug-ins:

bmp-wma
ffmpeg
libavcodec0d
libavformat0d
libdvdcss2
libk3b2
libk3b2-mp3
libpostproc0d
ppc-codecs
w32codecs
w64codecs
xmms-wm
(lista retirada do blog do andré.godim)

ver também: https://launchpad.net/medibuntu/ e https://help.ubuntu.com/community/Medibuntu, além do site oficial: http://www.medibuntu.org/

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Falha do OpenSSL

Em Maio, mais precisamente dia 13, do ano de 2008, uma falha no OpenSSL foi encontrada nos pacotes do debian/ubuntu. As correções já estão disponíveis a meses, porém algumas coisas precisam ser feitas para o sistema estar completamente seguro.

A falha do openssl afeta diretamente o openssh que o usa para gerar suas chaves de segurança e está presente em sistemas que usam o pacote derivado do Debian. Segundo o site do ubuntu, desde o ubuntu 7.04 até o atual a falha existe, e outros sistemas baseados em debian provavelmente a terão.

A solução vai um pouco além de simplesmente atualizar os pacotes, seguindo o procedimento demostrado no site do ubuntu, detectei duas falhas em minhas chaves de segurança. Portanto recomendo a todos fazerem o procedimento, que não é complicado.

Lembre-se, isso afeta apenas quem tem o pacote openssh-server instalado.

A solução:

Abrir um terminal e digitar:

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get -y dist-upgrade

$ ssh-vulnkey -a

$ ssh-keygen

as chaves que estiverem marcadas como COMPROMISED tem que ser refeita, as que estiverem como "Unknown (no blacklist information)", é uma boa idéia refazê-las.

para destruir a chave basta digitar rm -rf /url/da/chave
para refazer uma chave use o ssh-keygen e depois dê o caminho do arquivo para salvá-la
o caminho provavelmente será /home/$USER/.ssh/id_rsa

com isso terminado, digite ssh-vulnkey -a denovo e veja se todas as chaves estão "NOT BLACKISTED"

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Wavemon

Wavemon é um programinha bem legal para linux que permite visualizar vários dados sobre a rede Wireless, com ele podemos verificar se o sinal está legal, e ver também alguns outros dados como a quanto está a taxa de transferência ou quanto de energia está sendo passado para a placa de rede sem fio. E com o auxilio do iwconfig/iwlist podemos até modificar estas coisas.
para baixá-lo, basta abrir um terminal e digitar:

$ sudo apt-get -y install wavemon

O wavemon é bem simples, mostra na primeira tela uns graficos de como o sinal e o ruido estão oscilando, mostra a SNR (que fica oscliando também) e o link quality na segunda linha... Além disso tem mais várias informações, como MAC, Freq, IP... Para ver um gráfico tipo histograma é só apertar F2... Agora para isso tudo funcionar corretamente, basta apertar F7 e configurar:
Interface - ethX
Statistics updates 100 ms
Histogram update cycles 4
Dynamic info updates 10 s
Level scales
Override scale autodetect Enabled
Minimum signal level -102 dBm
Maximum signal level 10 dBm
Minimum noise level -102 dBm
Maximum noise level 10 dBm
Linear level scales Disabled
Random signals Enabled
Low treshold action Disabled
High treshold action Disabled

Depois ir na opção de salvar e sair com F10 e abrir de novo o programa.
(texto acima returando do under-linux.org)

Com o iwlist/iwconfig tem como configurar algumas coisas da rede sem fio que são bem interessantes, por exemplo, se você não está precisando usar todo o link de 54M poderia diminuir para 2Mb sem problemas, e com isso diminuir também a quantidade de energia que vai ser enviada para a placa de rede sem fio, o resultado final seria você tendo acesso a rede sem fio por um custo menor de energia, uma idéia ótima para quando se está num notebook, na bateria, e viva o Green Computing.

Aqui vai como se faz, pelo console, portanto abra um terminal.

iwlist dispositivo rate
(no lugar de dispositivo aqui no meu computador eu ponho ath0, mas isso varia de pc a pc, isto irá mostrar quais as velocidades disponíveis para sua rede)
sudo iwconfig dispositivo rate 2M
(configurando para usar 2M)
iwlist dispositivo txpower
(isto irá mostrar quais as opções de energia para sua placa, se você usa ndiswrapper poderá não aparecer nada ou simplesmente só aparecer 1.)
sudo iwconfig dispositivo txpower 2mW
(configurando a placa para gastar pouca energia)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Flashblock

O flash no meu firefox no linux nunca foi tão amigável, ainda mais quando eu visito uns sites que por pagina tem 5 animações em flash, dai abrindo umas 10 abas, o navegador explode, meu hd queima, e eu morro.

Para evitar toda essa catástrofe de nível nuclear, seres de galáxias super evoluídas desenvolveram o plugin para o firefox chamado Flashblock.

(para instalar basta abrir um terminal e digitar: sudo apt-get -y install flashblock)

O que irá acontecer depois que este milagroso plugin estiver em execução no seu firefox é que todo flash que for iniciar, vai esperar que você aperte 'o play' para ele iniciar, eu não diria apenas que isto é milagroso e que economiza banda (o que por acaso deve ter algo com o Green Computing, afinal não vamos estar gastando banda a toa), isto é perfeito. Outra solução para isso é instalar o navegador Opera, com ele nunca tive problemas no flash.
(flashblock em ação, poupando-me alguns kilobytes)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Theme new wave + comicgel

Para quem gosta de testar vários themes aqui vai uma dica, unir 2 themes que estão em desenvolvimento para o ubuntu 8.10 (intrepid ibex), eu peguei partes de cada um, juntei, e achei o resultado muito bom, então aqui está como fiz isso tudo =)

Baixar o new wave: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/NewWave
Baixar o comicgel: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Intrepid/ComicGel
Baixar o emerald: sudo apt-get -y install emerald

pelos menus do gnome (sistema -> preferências -> aparência)

instalar cursores e icones do comicgel
instalar controles do newwave

(desta foto, considerar apenas os ícones)
Agora, copiar o arquivo userChrome pra não ficar feio o firefox, e uma outra pasta dentro de gconf para nenhum aplicativo ficar feio.

o userChrome é, num console e dentro da pasta do newwave: cp userCrome.css ~/.mozilla/firefox/XXX.default/chrome/

a pasta do gconf é, num console e dentro da pasta do newwave: cp -r gconf/gwd/ ~/.gconf/apps/

(ps. para usar o emerald o compiz precisa estar funcionando)
pelo emerald carregar o theme que vem dentro do pacote do newwave, abrir um console e digitar emerald --replace&exit

recomendo, abrir um console e digitar sudo gnome-appearance-properties e instalar os controles denovo (porém agora usando sudo), o que muda? quando você for abrir algo como 'super usuário', não irão ficar feios os menus.

(newwave + awn)
O cursor que eu uso é o maior, verde, de bordas bem escuras, e também esse theme combina muito com o awn, fica muito legal, é assim que estou usando meu ubuntu ;D