sexta-feira, 11 de julho de 2008
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Manutenção de notebooks
Pra quem já não está mais na garantia, aqui vai a dica:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/manutencao-telas-lcd/
Só li pela curiosidade! O meu não está nem perto de defeito ;=)
terça-feira, 1 de julho de 2008
Alguns textos
o primeiro o titulo é 'whats wrong with microsoft' se você souber ingles, nossa, muito legal o que é escrito ali, apesar de que eu mudaria o titulo pra algo como 'whats wrong with computer users'
O segundo texto e um pouco menos interessante fala sobre como funciona a remoção de uma arquivo do hd e explica o funcionamento da ferramenta shred para fazer uma remoção 'segura'.
E o ultimo foi o que eu realmente estava procurando no google até achar esse blog que me fez passar horas lendo, é uma explicação bem legal sobre "Porque o linux nao precisa de defrag", lembrando que todos os textos são de um blog que está escrito em inglês.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Compilando os modulos do VirtualBox
sudo apt-get install virtualbox-ose virtualbox-ose-source
sudo module-assistant prepare
sudo module-assistant update
sudo module-assistant unpack virtualbox-ose
sudo module-assistant auto-install virtualbox-ose
sudo modprobe vboxdrv
sudo gpasswd -a `whoami` vboxusers
(esses comandos acima irão recompilar os módulos para a versão do kernel atual do sistema, e ainda por fim vai ativar este modulo e depois incluir o usuário atual no grupo dos usuários que podem usar o virtualbox.)
Pronto, provavelmente agora irá funcionar :)
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Wine 1.0
Acompanho o wine desde muito tempo atrás, é incrível como seus programadores conseguiram tal feito, estão de parabéns.
Para usar o wine, você não precisa ter o windows. Apenas a aplicação que queres rodar e o wine. Se eu não me engano o objetivo da versão 1.0 (um dos objetivos) era rodar o Photoshop CS sem problemas e corrigir problemas de várias outras aplicações.
Se você é um usuário que não tem (ou não conhece) um programa para fazer o que voce fazia no janelento o wine pode trazer para o linux aquele programa.
Quem quiser instalar o wine, vá a este post: Pacotes Essenciais para o ubuntu 8.04
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Mudanças+Opera9.5 Lançado.
Então agora os posts terão Verdana como fonte padrão, espero não esquecer de fazer isso :), ups :3
O Opera é um navegador free muito bom, leve, bonito, e foi quem 'criou' o sistema de tabs (não, nao foi o firefox.), feito em QT e com suporte a muita coisa bacana como por exemplo, ter um download de torrent integrado (nada que o firefox não consiga com algum plugin). Então se por acaso você cansou o do firefox, ou simplesmente precisa de uma alternativa (lembrando que eles usam 'engines' diferentes, então algum site que não abra bem no firefox pode abrir bem no opera), este navegador é uma excelente escolha e esta versão 9.5 está linda.
Outra coisa que eu gosto no opera é o ícone no tray, posso tirar da taskbar e deixá-lo menorzinho ali no tray.
Para instalá-lo terá que ir no site e baixar o .deb, a versão mais nova ainda não está em nenhum repositório que eu conheça.
(usei o opera para fazer este post.)
terça-feira, 17 de junho de 2008
SMPlayer

Uma coisa que gostei foi poder configurar o som para sair acima de 100% (estava querendo por o som do vídeo bem alto aqui no notebook, coloquei em 400%! Em 600% tava meio chiado...), dá para setar filtros, deinterlace, aspect ratio, o mplayer pelo menos no meu pc tem algum problema que ele não poe as legendas direito quando tem acentos (fica algo como elé a feliz, e era pra ser ela é feliz) e consegui ativar suporte a legendas ".ssa" facilmente, a partir dos menus.
Eu sempre gostei do mplayer, usava-o pelo gmplayer, mas por ter tido alguns problemas (como o da legenda), fui buscar outros players, no caminho encontrei o VLC e agora o SMPlayer, achei muito bom os dois, preferindo o ultimo por ter muitas configurações *_* e serem de modo descomplicado. Também dá para ativar um ícone no tray, tem bastante coisa legal nele :D
Para instalá-lo, basta abrir um console e digitar:
$ sudo aptitude -y install smplayer
E depois ir pelos menus do gnome2 em Aplicações -> Som & Vídeo -> SMPlayer.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Um dia de fúria!
Quem nunca teve vontade de quebrar tudo um dia? : D
Controle-se e tome um copo d'agua, senão...
(ninjado do eupodiatamatando.com)