domingo, 8 de junho de 2008

Melhor sistema de arquivos!

Estive pesquisando bastante estes dias para saber qual "o melhor sistema de arquivos". Já consegui bastante dados até o momento.

(para quem estiver interessado sobre isso, de uma conferida nesses sites abaixo)

http://wiki.novell.com/index.php/File_System_Primer
http://www.oracle.com/technology/pub/articles/calish_filesys.html
http://fsbench.netnation.com/

Segundo este ultimo link dá pra se ter uma idéia que provavelmente os melhores file system são JFS e XFS, eu tenho uma preferência pelo ultimo, pois para dar um reboot nele simplesmente foi muito rápido, a minha pesquisa incluiu ext3, jfs, xfs, reiserfs.

ext3, se eu não me engano, é feito pela redhat, é uma versão com journaling do ext2, é estavel, é seguro, tem problemas de escalabilidade tem um consumo de cpu médio e é dito ser o que tem as melhores ferramentas para recuperação em casos de desastre.
JFS é feito pela IBM, o seu ponto forte é ter o menor consumo de cpu dentre os que eu pesquisei além de ser estável e seguro, porém com uma grande quantidade de arquivos ele começa a ficar devagar...
ReiserFS, feito pela namesys, empresa do Hans Reiser o qual não precisamos saber nada sobre ele para usar o file system criado com suas idéias. Tem o maior consumo de cpu de todos os sistemas de arquivo, é também bastante rápido, e seguro e sua próxima versão será o filesystem mais rápido de todos.
XFS é feito pela XGI, tem o segundo menor consumo, bem próximo ao JFS, tem uma escalabilidade ótima, é estavel, mas não é nem recomendado ser usado caso não se tenha uma um dispositivo rodando numa bateria, facilmente corrompido em quedas de energia, em contrapartida é rápido demais para se dar um reboot nesse file system, e ele manipula arquivos grandes muito bem, e os pequenos ele guarda dentro do próprio inode.

Então o provável melhor file system para um computador pessoal seria algo entre o JFS e o XFS, e eu iria preferir o último por causa da velocidade boot, e, tenho computadores com bateria (notebook/nobreak).

Nenhum comentário: