segunda-feira, 2 de junho de 2008

UniChrome, OpenChrome no Ubuntu Hardy.

Já tem algum tempo que a VIA lançou seus drivers para Linux, incluse com suporte ao Compiz e etc. (precisa editar o /bin/compiz na linha whitelist e adicionar unichrome lá para funcionar). Pouca gente sabe, mas desde o ubuntu 7.04 já tem drivers da VIA assim, o maior problema é que nem sempre eles funcionam. (não suportam todos os hardwares) :(

Aqui vai o link para quem quiser tentar: http://linux.via.com.tw/
(boa sorte, se você tiver um hardware compativel, és um sortudo!)

Comigo, no notebook que estava testando, o UniChrome (nome dado ao driver, feito pela VIA para suas placas), funcionou muito bem, com apenas um defeito, fatal..., o LVDS (conexão da placa mae com o display do monitor), parou de funcionar, em outras palavras, eu tive que usar um monitor externo, para poder usar o notebook, a aceleração 3D estava ok, tinha compiz, tinha tudo, menos o lvds :( e notebook para usar monitor externo... só poder ser brincadeira... de mal gosto.

Foi então que precisei instalar o OpenChrome (que é o driver para as placas da VIA, mas feito pela comunidade opensource), e de preferência, a versão mais nova (direto do SVN), num Notebook Itautec W7630 (VT3314), achei na net um script e melhor ainda, achei na net uma pessoa que traduziu o script.

(mais facil que isso, só se voce não precisasse ler todo esse texto para ter isso funcionado)

Fiz algumas sujestões ao autor do script traduzido, e ele fez as modificações necessárias, o que restou foi um script mto bom que faz tudo para o usuário ter o OpenChrome mais novo.

Infelizmente, até o momento, o OpenChrome não suporta o compiz, mas já é uma aceleração 2D e um pouco de 3D mas, já ajuda a ver filmes, alguns joguinhos (xmoto, fretsonfire...) e etc.

Pegue aqui o script.

e aqui vai o blog do lenon, ele quem traduziu e também dá as instruções para fazer funcionar este script. (que por acaso é bem simples)
http://blogdolenon.blogspot.com/2008/05/instalando-o-openchrome-no-ubuntu-hardy.html

Nenhum comentário: