quarta-feira, 11 de junho de 2008

Wavemon

Wavemon é um programinha bem legal para linux que permite visualizar vários dados sobre a rede Wireless, com ele podemos verificar se o sinal está legal, e ver também alguns outros dados como a quanto está a taxa de transferência ou quanto de energia está sendo passado para a placa de rede sem fio. E com o auxilio do iwconfig/iwlist podemos até modificar estas coisas.
para baixá-lo, basta abrir um terminal e digitar:

$ sudo apt-get -y install wavemon

O wavemon é bem simples, mostra na primeira tela uns graficos de como o sinal e o ruido estão oscilando, mostra a SNR (que fica oscliando também) e o link quality na segunda linha... Além disso tem mais várias informações, como MAC, Freq, IP... Para ver um gráfico tipo histograma é só apertar F2... Agora para isso tudo funcionar corretamente, basta apertar F7 e configurar:
Interface - ethX
Statistics updates 100 ms
Histogram update cycles 4
Dynamic info updates 10 s
Level scales
Override scale autodetect Enabled
Minimum signal level -102 dBm
Maximum signal level 10 dBm
Minimum noise level -102 dBm
Maximum noise level 10 dBm
Linear level scales Disabled
Random signals Enabled
Low treshold action Disabled
High treshold action Disabled

Depois ir na opção de salvar e sair com F10 e abrir de novo o programa.
(texto acima returando do under-linux.org)

Com o iwlist/iwconfig tem como configurar algumas coisas da rede sem fio que são bem interessantes, por exemplo, se você não está precisando usar todo o link de 54M poderia diminuir para 2Mb sem problemas, e com isso diminuir também a quantidade de energia que vai ser enviada para a placa de rede sem fio, o resultado final seria você tendo acesso a rede sem fio por um custo menor de energia, uma idéia ótima para quando se está num notebook, na bateria, e viva o Green Computing.

Aqui vai como se faz, pelo console, portanto abra um terminal.

iwlist dispositivo rate
(no lugar de dispositivo aqui no meu computador eu ponho ath0, mas isso varia de pc a pc, isto irá mostrar quais as velocidades disponíveis para sua rede)
sudo iwconfig dispositivo rate 2M
(configurando para usar 2M)
iwlist dispositivo txpower
(isto irá mostrar quais as opções de energia para sua placa, se você usa ndiswrapper poderá não aparecer nada ou simplesmente só aparecer 1.)
sudo iwconfig dispositivo txpower 2mW
(configurando a placa para gastar pouca energia)

Um comentário:

eniodefarias disse...

gostaria de usar o wavemon em um shell script apenas para verificar o mac das SSIDs disponiveis, mas o wavemon só mostra o scan em modo interativo. tem como fazer o scan chamando por um comando com parametro e enviar a saída para um arquivo texto?